GASEIFICAÇÃO DA CASCA DO JATOBÁ-DO-CERRADO: CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE SIMULAÇÃO E ENSAIOS LABORATORIAIS

A casca do jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa Mart.) é um resíduo florestal que possui um grande potencial para a geração de energia por meio do processo da gaseificação, pois esse material apresenta caráter heterogêneo e, além disso, não possui um fim determinado. Este trabalho teve como objetivo a caracterização química e física das cascas da árvore do jatobá-do-cerrado, e, além disso, a análise e entendimento do processo de gaseificação real, por meio da simulação computacional. A casca do jatobá apresentou resultados satisfatórios como combustível em gaseificador contracorrente (Updraft) visando à produção de gás de síntese para a geração de energia. Neste estudo esta biomassa apresentou os seguintes resultados por meio da análise imediata: teor de umidade de 11,56%, teor de voláteis 75,36%, teor de cinzas 1,08% e teor de carbono fixo 23,56%. Os valores de poderes caloríficos foram respectivamente: PCS de 4.876 kcal/kg, PCI de 4.599,52 kcal/kg e PCU de 3.998,45 kcal/kg. Os valores encontrados para as concentrações de carbono, hidrogênio, nitrogênio na biomassa in natura a partir da análise de CHN/EDX/FRX, e a concentração de oxigênio obtida por diferença, foram as seguintes: C – 47,88%, H – 5,12%, N – 0,53% e O – 45,37%. A análise lignocelulósica que é uma técnica de relevante importância na caracterização química da biomassa em questão apresentou os seguintes resultados: extrativos -13,25%, holocelulose – 60,69% e lignina – 38,07%. Por meio desses resultados obtidos, da comparação com os dados de outras biomassas citados na literatura, da comparação dos dados da gaseificação laboratorial com a simulação com Comgas e dos resultados obtidos por meio da metodologia de Tiangco et.al., (1996), pode-se concluir que a casca da árvore do jatobá é uma biomassa promissora como matéria-prima para geração de energia por meio de processos termoquímicos, como a gaseificação.

Read More →

Autores: Nádia Alves Viana (nadiambiente@gmail.com), Munique Gonçalves Guimarães, Augusto César de Mendonça Brasil, Ailton Teixeira do Vale, Julio Lemos de Macedo, Grace Ferreira Ghesti

Palavras-chave: , , ,

Bioóleo: Uma alternativa para valorização energética da biomassa

A produção de combustíveis líquidos a partir de biomassa é um dos meios mais eficientes de conversão energética, pois além de promover uma concentração de energia há ainda vantagens econômicas e operacionais devido às suas condições de armazenamento e transporte e vantagens ecológicas por tratar-se de um combustível renovável. Assim a pirólise rápida é alvo de várias pesquisas no mundo para a produção de bioóleos que possam enriquecer a oferta de energia. Contudo o bioóleo apresenta propriedades heterogêneas em função das características da biomassa e das condições dos processos de pirólise. O presente trabalho visa avaliar o estado da arte da produção de bioóleo, suas propriedades e suas principais formas de uso energético.

Read More →

Autores: Thiago Oliveira Rodrigues, Patrick Rousset, Ailton Teixeira do Vale, François Broust

Palavras-chave: , , ,