Créditos de Carbono no Contexto da Comercialização de Energergia Elétrica

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo permite que projetos que evitem as emissões, reduzam ou capturem gases de efeito estufa (GEE) e que sejam desenvolvidos em países não participantes do Anexo I, possam ser certificados e por este motivo receberem compensações financeiras por evitarem, reduzirem ou capturarem gases de efeito estufa da atmosfera. Neste contexto, este trabalho mostra a situação atual dos projetos de créditos de carbono no país e no mundo, demonstrando a grande perspectiva de crescimento dos projetos brasileiros. Discutindo a viabilidade de projetos de MDL e a entrada das fontes de energias renováveis no mercado de energia elétrica através do primeiro leilão realizado no ano de 2007.

Read More →

Autores: Carlos Eduardo Sato, Erick Menezes de Azevedo

Palavras-chave: , , , , ,

Análise de viabilidade de projetos de MDL para geração de energia elétrica em aterros sanitários – potencialidade energética nacional dos resíduos sólidos urbanos

A energia é um dos pilares da sociedade moderna para o desenvolvimento econômico e, no contexto atual, as questões ligadas às mudanças climáticas vêm ganhando grande relevância. Neste cenário criou-se a situação de busca por fontes alternativas de energia. Dentre estas possibilidades temos a geração de energia através da queima do metano advindo dos resíduos sólidos. No âmbito do Protocolo de Quioto, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). No estudo foi levantado a potencialidade energética dos resíduos sólidos em aterros sanitários, foram realizadas algumas simulações ao variar o parâmetro população de início de projeto. Neste estudo foi demonstrado que 305 municípios possuem a perspectiva para geração de energia, com um potencial de aproximadamente 873,5 MW.

Read More →

Autores: Carlos Eduardo Sato, Alexandre Augusto Barbosa

Palavras-chave: , , , ,