A GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA: UMA ANÁLISE DOS MODELOS E O PAPEL DA CONCESSIONÁRIA

Esse trabalho analisa o modelo de negócio da geração compartilhada de energia solar. A modalidade, conhecida como Shared Solar, ganhou destaque nos Estados Unidos mostrando-se como uma forma dinâmica de impulsionar a geração fotovoltaica no país. Com a publicação da Resolução Normativa nº 687, da ANEEL, o Brasil obtém a possibilidade de fazer o mesmo. Avalia-se, também, o papel da concessionária e dos governos frente às mudanças do setor.

Read More →

Autores: Izana Nadir Ribeiro Vilela (izanarivi@gmail.com), Ennio Peres da Silva

Palavras-chave: , ,

ANÁLISE ENERGÉTICA DO PROJETO DE UM SISTEMA HÍBRIDO EÓLICO-FOTOVOLTAICO COM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO HIDROGÊNIO E BANCO DE BATERIAS

Este trabalho realiza uma análise conceitual (teórica) da geração de energia elétrica através de um sistema híbrido eólico-solar com armazenamento por banco de baterias ou hidrogênio na cidade de Fortaleza-CE. Este é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), elaborado pelo Laboratório de Hidrogênio (LH2) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), aprovado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e ANEEL. Foi realizado um estudo de caso para um sistema de potência fotovoltaica instalada de 5 kWP, potência instalada eólica de 6 kW e célula a combustível de 5 kW, tendo-se estimada a energia elétrica média diária disponibilizada com armazenamento por banco de baterias de 36,4 kWh (131,0 MJ) e para o sistema de hidrogênio de 22,7 kWh (81,7MJ). Deste modo, pôde-se estimar que aproximadamente 17 famílias poderiam ser atendidas pelo sistema com armazenamento por banco de baterias e 11 famílias com armazenamento pelo sistema de 19 toneladas anuais de CO2 poderiam ser evitadas pela substituição dos bancos geradores a diesel pelo sistema híbrido eólico-fotovoltaico com armazenamento por banco de baterias e 12 toneladas no caso da produção hidrogênio e sua reconversão em energia elétrica.

Read More →

Autores: Maiana Brito de Matos, Ennio Peres da Silva, Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella

Palavras-chave: , ,

Possibilidades do Uso de Fontes Renováveis de Energia em Manaus

Neste trabalho são apresentados os potenciais e as possibilidades de utilização da energia solar, eólica, hidráulica e de biomassa no município de Manaus, AM. A motivação deste trabalho está no fato de Manaus não estar conectada aos sistemas interligados de distribuição de eletricidade, possuir atividades comercial e industrial importantes (Zona Franca), apresentar um crescente consumo de energia, tudo isto dentro da problemática ambiental da Região Amazônica. Constatou­se neste estudo que o potencial eólico local é. desprezível, que o potencial de aproveitamento da energia solar (térmica c fotovoltaica) e de geração de biogás é bastante pequeno, e que o potencial da biomassa madeira é significativo, porém controverso. O maior potencial e a melhor possibilidade de utilização das fontes renováveis de energia em Manaus encontram­se no aproveitamento hidráulico, situado fora da região próxima ao município, que deverá ser abastecido através de longas linhas de transmissão.

Read More →

Autores: Ennio Peres da Silva, Gilberto De Martino Jannuzzi, Ashok Gadgil, Maria Lúcia Leonardi

Elementos contemporâneos que oportunizam o uso de biomassa lenhosa para fins energéticos na Amazônia

Há grandes controvérsias quanto às fontes energéticas e as tecnologias para seu aproveitamento que seriam adequadas ao contexto amazônico. Dentre as fontes a que mais suscita polêmica, certamente é a biomassa lenhosa. Assim sendo, discorre­se no presente artigo acerca dos elementos que justificam e alicerçam a possibilidade e viabilidade da utilização de biomassa lenhosa na Amazônia de maneira sustentável. Os principais elementos considerados são o potencial de biomassa, a existência de grandes áreas já degradadas, o registro sistemático nos últimos anos de índices elevados de desmatamento na região e a carência energética, que contribui para os baixos indicadores sócio­ econômicos e de desenvolvimento humano regional, bem como o arcabouço regulatório do setor elétrico vigente no país.

Read More →

Autores: Eyde Cristianne Saraiva dos Santos, Rubem Cesar Rodrigues Souza, Ennio Peres da Silva

Energia solar fotovoltaica no brasil: Incentivos regulatórios

A utilização da energia solar fotovoltaica para geração da energia elétrica tem sido cada vez mais considerada em vários países do mundo como uma ótima alternativa para redução dos impactos ambientais causados pelo homem, especialmente os associados às mudanças climáticas. Em países como Japão, EUA, Alemanha e outros países europeus vêm sendo desenvolvidos mecanismos regulatórios específicos para estimular o seu uso, seja através de programas governamentais, seja através de incentivos financeiros e/ou fiscais. No caso do Brasil, apesar do grande potencial solar existente, acredita-se que muito ainda precisa ser feito a respeito e, neste sentido, o presente trabalho tem o propósito de mostrar a evolução dos incentivos regulatórios ao uso da energia solar fotovoltaica no país ao longo dos anos.

Read More →

Autores: Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella, Carla Kazue Nakao Cavaliero, Ennio Peres da Silva

Palavras-chave: , , ,