O Programa Nacional do Álcool em 1988

Implantado em 1975 como uma possível forma de minorar os prejuízos dos produtores de açúcar em face das baixas cotações internacionais desse produto e para gerar um combustível complementar à gasolina o Programa Nacional do Álcool, que passou por dificuldades temporárias, alcançou notável desenvolvimento nesses 13 anos de sua existência.

Read More →

Autores: José Roberto Moreira, José Goldemberg

“Enegy for a sustainable world”

O propósito deste livro é enfatizar a necessidade de alterar os padrões de oferta de demanda de energia no planeta até o ano 2020, descrevendo a situação energética atual, a situação futura desejável e mostrando os procedimentos para viabilizar esta mudança. A importância deste trabalho se localiza na compreensão de como os padrões de uso de energia podem ser acomodados de modo a promover o alcance de certos objetivos básicos: justiça social, meio ambiente sadio, eficiência econômica, viabilidade duradoura, autonomia e paz.

Read More →

Autores: José Goldemberg, THOMAS B. JOHANSSON, Amulya K. N. Reddy, ROBERT H. WILLIAMS

O uso de carvão vegetal na indústria siderúrgica brasileira e o impacto sobre as mudanças climáticas

A madeira é fonte importante de energia para o Brasil, representa 12,9% da oferta total de energia, a mesma participação que a energia hídrica e a energia proveniente de cana-de-açúcar. Embora o consumo de madeira viesse caindo até meados dos anos 90, a partir 1998 o consumo de combustíveis de madeira começou a crescer, impulsionado pelo aumento da produção de carvão vegetal, que está diretamente relacionado à produção siderúrgica. O rápido crescimento da demanda por carvão vegetal gerou pressão sobre florestas nativas, provocando desmatamento e conseqüentemente emissão de gases de efeito estufa. Estima-se que em 2005 foram desmatados ilegalmente 245 mil hectares e emitidas 72 milhões de toneladas de gás carbônico devido ao uso de carvão vegetal na indústria siderúrgica. O aumento da fiscalização e do controle sobre a produção e o transporte de carvão vegetal e a melhoria do planejamento do setor madeireiro reduziriam a pressão sobre as florestas nativas e ajudariam o Brasil a evitar emissões de gases de efeito estufa colaborando assim para a redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Read More →

Autores: Alexandre Uhlig, José Goldemberg, Suani Teixeira Coelho

Palavras-chave: , , ,