A EXPANSÃO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA: DESAFIOS OPERACIONAIS E REGULATÓRIOS

O sistema elétrico do Brasil se caracteriza por ser um sistema com nítida preponderância hidrelétrica. Todavia o país possui um grande potencial hídrico remanescente, situado principalmente na região amazônica. As usinas fio d’água, construídas nesta região, representam um grande desafio para o setor, principalmente para a operação do sistema, traduzindo também uma necessidade importante de ajustes no marco regulatório do setor para contornar os problemas que emergiram da alteração de características do sistema interligado.

Read More →

Autores: Paola Susana Dorado Goitia (paoladoradogoitia86@gmail.com), Dorel Soares Ramos, Nivalde José de Castro, Roberto Brandão

Palavras-chave: , ,

ATIVIDADE ECONÔMICA E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM BASEADA NA PESQUISA INDUSTRIAL ANUAL DO IBGE

O presente trabalho busca assim apresentar uma abordagem metodológica centrada na decomposição da demanda por eletricidade no setor industrial brasileiro, com base em séries mensais de indicadores a partir do início de 2002, que permita inferir sobre o impacto na demanda de energia elétrica decorrente do comportamento do índice de produção industrial em nível de subsetor. Pretende-se provar a hipótese de esse tipo de informação irá agregar mais conhecimento sobre a interrelação entre atividade econômica e demanda por energia elétrica e, desse modo, poder subsidiar os formuladores de política no que tange ao planejamento energético do país.

Read More →

Autores: João Felippe Cury Marinho Mathias, Nivalde José de Castro, Silvio Sales de Oliveira Silva, Roberto Brandão

Palavras-chave: , ,