Planejamento energético: Necessidade, objetivo e metodologia

O papel que a energia desempenha na sociedade pode ser conceituado adequadamente a partir da noção de sistema energético (DEL VALLE, 1985, p.80). 0 sistema energético é um sistema que cumpre uma função bastante precisa na sociedade: prover a energia útil que toda atividade humana requer. É um sistema em parte concentrado e em parte difuso, que se estende por toda a sociedade. Todos os membros da sociedade são parte deste sistema, enquanto usuários das diversas formas energéticas. São membros também as grandes empresas que utilizam energia, os pesquisadores e fabricantes das diversas tecnologias empregadas no sistema e, evidentemente, as grandes e pequenas que produzem e distribuem energéticos. Também é membro o governo, que tem uma influência muito grande, por sua capacidade de decisão sobre muitas das variáveis críticas do sistema.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay

Editorial – A nova diretoria da SPBE

Em maio de 1991 foi empossada a nova diretoria da SBPE, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no encerramento do seminário, promovido pela SBPE, entitulado “A energia no contexto da retomada do crescimento”. Foram eleitos e empossados, como Presidente da Sociedade o Prof. Sérgio Valdir Bajay, da Área Interdisciplinar de Planejamento de Sistemas Energéticos ­ AIPSE/FEM e do Núcleo de Energia da UNICAMP, como Vice­Presidente o Prof. David Zylbersztajn, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, como Secretário Geral o Prof. Danilo de Souza Dias, do Programa de Planejamento Energético ­ PPE da COPPE/UFRJ, como Tesoureiro o Prof. Sinclair Mallet­Guy Guerra, da AIPSE/FEM/UNICAMP, e como Vogais os Profs. George Gurgel de Oliveira, do Núcleo de Serviços Tecnológicos (Área de Energia) da UFBA, Luiz Augusto Horta Nogueira, do Instituto de Engenharia Mecânica da EFEI, e Maurício Arouca, do PPE/COPPE/UFRJ. Por razões de ordem pessoal, o Prof. Danilo de Souza Dias requereu, no início de 1992, demissão de seu cargo de Secretário Geral da SBPE.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay

Otimização do uso de balanços energéticos ou planejamento energético regional

O balanço energético, em geral, mostra as interrelações entre a oferta, transformação e uso final de energia, constituindo­se, assim, em um instrumento importante para a organização e apresentação de dados indispensáveis para o planejamento energético. No Brasil, o primeiro Balanço Energético Nacional foi instituído, através do Ministério das Minas e Energia ­ MME, em maio de 1976. Nesta primeira versão do Balanço Energético Nacional há o registro do consumo energético de todo o país ao longo dos últimos dez anos, desdobrado ao nível das fontes primárias, e projetado, também, para um horizonte de dez anos.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay, Jussara Colombini Barone

Perspectivas do PROÁLCOOL

A Sociedade Brasileira de Planejamento Energético ­ SBPE e o Núcleo de Energia da Universidade Estadual de Campinas ­ UNICAMP promoveram, no segundo semestre de 1991, um seminário na UNICAMP intitulado “Perspectivas do PROÁLCOOL”. Participaram do seminário, como palestrantes, inúmeros especialistas no assunto ­ pesquisadores da UNICAMP e USP, e profissionais do setor sucroalcooleiro.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay

As demandas do álcool e da gasolina no Brasil

Na figura 1 estão indicadas as relações entre os principais fatores que afetam o consumo de combustíveis de carros com motores do ciclo Otto. No Brasil, há a partilha deste consumo entre a gasolina e o álcool. Aparentemente, a compra de um veículo à álcool ou um à gasolina é determinado principalmente pela disponibilidade de um ou de outro. A oferta destes, por seu turno, depende da disponibilidade relativa dos dois combustíveis, de eventuais incentivos ao PROÁLCOOL e da confiança do público, em geral, e das montadoras de automóveis, no Programa.

Read More →

Autores: Antonio Buonfiglio, Sergio Valdir Bajay