Modelo de projeto pioneiro de eletrificação com sistemas fotovoltaicos descentralizados, com vistas à universalização dos serviços de energia elétrica.

O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo para eletrificação de comunidades rurais remotas, utilizando sistemas fotovoltaicos, para atender aos objetivos/metas do programa de universalização dos serviços de energia elétrica Luz para Todos, integrando­se aos esforços do Prodeem, até então centrado apenas no atendimento dos serviços comunitários das localidades isoladas. Este modelo é fruto dos resultados de um estudo de avaliação de projetos de eletrificação com estes sistemas, implementados no Estado da Bahia, desde a década de 90. O referido estudo realizado para o Projeto BRA 99/011/99, de iniciativa do Ministério das Minas e Energia, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento geridos pelo PNUD, teve por objetivo avaliar projetos de energias renováveis não convencionais no Brasil e propor os ajustes necessários aos projetos passíveis de replicabilidade.

Read More →

Autores: Osvaldo Soliano Pereira, Maria da Graças Figueiredo, Tereza Mousinho Reis, Eduardo F. Barreto, Patrick Fontoura

Palavras-chave: , , ,

Uma análise do potencial do PROINFA para gerar emissões certificadas de redução de CO2 sob dois diferentes cenários

O artigo analisa os resultados da aplicação de uma metodologia, consolidada pelo UNFCCC * , para o cálculo das reduções das emissões dos gases de efeito estufa – GEEs, decorrentes das atividades dos empreendimentos de energia renovável conectada a rede sob dois diferentes cenários. Num primeiro cenário estima­se, com base na aplicação direta dessa metodologia, a quantidade dessas reduções em decorrência das atividades do Programa de Incentivos às Fontes Renováveis de Energia ­ PROINFA, nos próximos dez anos, período considerado para a obtenção dos créditos de reduções certificadas. No segundo, adota­se como tendência das emissões futuras – margem construída – os resultados do Leilão da Energia Nova, realizado em dezembro de 2005, que representou uma ruptura no perfil de emissões da matriz elétrica nacional. Duas conclusões óbvias parecem saltar desta análise preliminar: primeiro, a metodologia consolidada, ao olhar mais retrospectivamente para a matriz elétrica, tende a ser conservadora e, consequentemente, reduzir o potencial de redução de emissões de um Programa como o PROINFA e, segundo, como nossa matriz elétrica remará contra a maré global de redução das emissões de gases de efeito estufa, levando­se em conta os resultados apenas do último leilão e a postergação da 2ª fase de implementação do PROINFA.

Read More →

Autores: Osvaldo Soliano Pereira, Tereza Mousinho Reis, Rafael Araújo

Palavras-chave: , , ,