Emissão de Material Particulado por Misturas Ternárias Contendo Biodiesel, Óleo Vegetal e Etanol: Uma Comparação com Diesel Convencional

O objetivo deste estudo foi quantificar a emissão de material particulado (MP) de misturas ternárias compostas de álcool, biodiesel e óleo vegetal por um motor ciclo Diesel, tendo como testemunha um motor idêntico funcionando com diesel de petróleo. Para a comparação da emissão dos dois combustíveis, foi realizada a coleta de material particulado proveniente dos escapamentos dos motores por meio do uso de um filtro circular, confeccionado a partir de fibra de vidro. Os resultados obtidos com a utilização das misturas ternárias de biocombustíveis indicaram uma redução expressiva no nível de material particulado emitido pelo motor, principalmente em situação de elevada quantidade de carga foi aplicada ao motor. Pode-se concluir com o trabalho que, a utilização das misturas ternárias, nas condições e métodos de realização do experimento, foi eficiente na redução de emissão de material particulado presente nos gases de exaustão do motor ciclo Diesel.

Read More →

Autores: José Luiz Bernardo Borges, Márcio Turra de Ávila, Ricardo Ralisch, Murilo Daniel de Mello Innocentini

Palavras-chave: , , ,

A sustentabilidade ambiental de uma planta piloto para fabricação de biodiesel a partir de óleo de fritura estudo de caso: UNB/FGA (Gama-DF)

Considerando os esforços do governo brasileiro e de seus pesquisadores para exploração de novas alternativas de energia renovável, como os biocombustíveis, e considerando as metodologias existentes de produção de biodiesel, incluindo os processos de lavagem deste, o qual consome grande quantidade de água tratada, a Universidade de Brasília/FGA/Gama instalou em 2010 uma planta-piloto de produção de biodiesel. A planta-piloto utiliza como matéria-prima o óleo de fritura coletado em residências, restaurantes e lanchonetes da região, evitando que este óleo continue sendo lançado ao esgoto in natura. Dessa forma, este projeto visa a realização de pesquisas acadêmicas e o beneficiamento da comunidade da cidade de Gama/DF. O presente trabalho teve o objetivo de realizar estudos preliminares da metodologia e da água para a produção do biodiesel, a fim de confirmar a redução de custos da Universidade com combustíveis, contribuir para redução do lançamento de óleos ao esgoto e do uso de destiladores para a água que irá lavar o biodiesel produzido, reduzindo também o consumo energético da planta.

Read More →

Autores: Glécia Virgolino da Silva, Pilar Hidalgo Falla, Yovanka Pérez Ginoris, Alessandro Borges de S. Oliveira, Marcos Antônio dos S. Alves

Palavras-chave: , ,

Energia da biomassa e políticas públicas: Impactos do programa nacional de produção e uso do biodiesel na produção do espaço rural brasileiro

É importante buscar compreender que tipo de espaço rural está sendo produzido a partir do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). O rural marcado pelas desigualdades sociais com forte permanência das velhas formas de exploração do trabalho e verticalidades sociais, ou um espaço rural pautado na inclusão dos agricultores camponeses, com garantia de melhorias das condições de vida para esses trabalhadores? É nessa instigante e ao mesmo tempo preocupante conjuntura que o Programa está sendo formulado e implantado no Brasil. Essas contradições reforçam a necessidade de se construir um aparato teórico conceitual que possa fornecer os subsídios teóricos e metodológicos necessários à ampliação dessa discussão e que possa analisar de forma crítica os impactos da implantação do PNPB na produção do espaço rural brasileiro a luz do trabalho dos camponeses integrados ao processo produtivo. Por fim, concluímos que é importante não deixarmos de perceber que mudanças estruturais estão acontecendo nos últimos anos e que temos que abarcar a dimensão dessas transformações para podermos discutir e propor debates que possam dar conta de compreender as relações sociais à luz das novas articulações entre agricultores campesinos, políticas públicas e o grande capital. Analisar o PNPB traz inevitavelmente esses desafios, pois a base organizacional do Programa está calcada na tentativa de articular relações socioprodutivas entre classes antagônicas que se materializam em relações de poder que, historicamente, nortearam a produção da riqueza e a ocupação da terra no Brasil.

Read More →

Autores: José Antonio Lobo dos Santos, Júlio César Suzuki

Palavras-chave: , , , ,

A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira: Contextualização histórica e o processo de produção

A preocupação mundial para que seja estimulada e controlada a emissão de poluentes assim como a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis incentivam as políticas públicas para a inserção do biodiesel na matriz energética. Essa inserção do biodiesel vem gerando impactos positivos para o desenvolvimento do país, sendo assim, importante se fazem as pesquisas envolvendo a estruturação da cadeia produtiva deste combustível. Deste modo, este artigo tem como objetivo definir e contextualizar historicamente, assim como descrever a produção do biodiesel, disponibilizando uma visão geral da cadeia produtiva do biodiesel, seu processo produtivo e fontes para a produção, demonstrando assim que o biodiesel pode ser visto como um apoio para alcance da sustentabilidade, podendo oferecer condições para que se gerem e distribuam energias, abrindo portas para a inovação, gerando novos empregos e melhor distribuição de renda e sendo uma oportunidade para que o homem se reconcilie com o meio ambiente.

Read More →

Autores: Verlaine Lia Costa, João Luiz Kovaleski, Pedro Paulo de Andrade Junior, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Palavras-chave: , , ,