Uso eficiente da energia: dos incentivos regulatórios recentes até a atual lei de eficiência energética

O presente trabalho apresenta os recentes marcos regulatórios relacionados à temática Eficiência Energética até a aprovação da Lei n° 10.295, de 17 de outubro de 2001, que trata do estabelecimento dos níveis máximos de consumo específico de energia, ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no País.

Read More →

Autores: Jamil Haddad

Palavras-chave: , ,

A lei de eficiência energética e o estabelecimento de índices mínimos de eficiência energética para equipamentos no Brasil

Este trabalho apresenta uma análise do marco regulatório relacionado à Lei nº 10.295, de 17 de outubro de 2001, e ao Decreto nº 4.508, de 11 de dezembro de 2002, que tratam do estabelecimento dos níveis máximos de consumo específico de energia, ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados e comercializados no país. Questões institucionais e operacionais, além de alguns resultados serão abordados visando ao aprimoramento destes importantes instrumentos relacionados à temática eficiência energética.

Read More →

Autores: Jamil Haddad

Palavras-chave: , , , ,

Os Segmentos Industriais Energo-Intensivos De Maiores Potenciais Técnicos De Conservação De Energia No Brasil

O Brasil já possui uma experiência considerável na implantação de programas de conservação de energia, mais no que diz respeito à energia elétrica do que energia térmica. As iniciativas referentes ao setor industrial, no entanto, sobretudo as envolvendo os segmentos energo-intensivos, têm apresentado resultados bastante modestos, quando comparados com as experiências internacionais. Este artigo visa contribuir para avanços nesta área, apresentando resultados de cálculos de potenciais técnicos de conservação de energia efetuados pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas, para os segmentos energo-intensivos da indústria brasileira. Após comparações com potencias de conservação encontrados na literatura técnica consultada, são destacados os segmentos industriais com maiores potenciais de conservação.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay, Filipe Debonzi Gorla, Orlando Frederico José Godoy Bordoni

Palavras-chave: , , ,