ATIVIDADE ECONÔMICA E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM BASEADA NA PESQUISA INDUSTRIAL ANUAL DO IBGE

O presente trabalho busca assim apresentar uma abordagem metodológica centrada na decomposição da demanda por eletricidade no setor industrial brasileiro, com base em séries mensais de indicadores a partir do início de 2002, que permita inferir sobre o impacto na demanda de energia elétrica decorrente do comportamento do índice de produção industrial em nível de subsetor. Pretende-se provar a hipótese de esse tipo de informação irá agregar mais conhecimento sobre a interrelação entre atividade econômica e demanda por energia elétrica e, desse modo, poder subsidiar os formuladores de política no que tange ao planejamento energético do país.

Read More →

Autores: João Felippe Cury Marinho Mathias, Nivalde José de Castro, Silvio Sales de Oliveira Silva, Roberto Brandão

Palavras-chave: , ,

Déficit de energia elétrica ante cenários de crescimento econômico e o potencial de energia eólica: Um estudo de caso

O trabalho orienta-se pela investigação de variáveis significativas relacionadas ao consumo de energia elétrica e ao crescimento econômico, desenvolvendo simulações que permitam analisar a ocorrência de déficit de energia, suprida, particularmente, pela energia eólica. Discute o processo de estruturação do mercado brasileiro de energia elétrica e analisa as relações entre oferta e demanda no estado do Ceará, escolha esta recaída neste estudo de caso em virtude de seu potencial eólico. Expõe através de estudos e dados a liderança potencial detida por esse estado na geração de energia eólica, e apresenta ferramentas de incremento financeiro através da inserção dos projetos eólicos no mercado de emissões. O estudo propõe modelos econométricos e simulações de previsões que permitem analisar o comportamento da demanda de energia elétrica, bem como o potencial energético necessário ante cenários de crescimento econômico, e a possibilidade do diferencial ser suprido por energia eólica.

Read More →

Autores: Ronaldo de Albuquerque e Arraes

Palavras-chave: , , ,

Relações de causalidade entre energia e crescimento econômico no Brasil

Este trabalho pretendeu encontrar as relações causais entre consumo de energia e produto interno bruto (PIB); e entre a oferta de energia e o PIB no Brasil, no período de 1970-2007. Após a realização dos procedimentos econométricos, constatou-se que as séries eram não-estacionárias em nível, porém estacionárias em primeira diferença, e também que as séries eram co-integradas. Através do modelo de correção de erros vetorial (VEC) foi analisada a causalidade tanto de curto como de longo prazo. Os resultados encontrados sugerem a existência de bi-causalidade entre PIB e consumo de energia no longo prazo; e causalidade unidirecional proveniente do PIB em direção ao consumo de energia. E a existência de bi-causalidade entre oferta de energia e PIB no curto prazo; e causalidade unidirecional da oferta de energia em direção ao PIB. Esses resultados fornecem implicações políticas importantes, que podem orientar os policy makers na tomada de decisões com respeito a políticas energéticas futuras, objetivando o crescimento econômico sustentado da economia brasileira.

Read More →

Autores: João Guilherme de Oliveira Carminati, Paulo Roberto Scalco

Palavras-chave: , , , ,