Estudo do Potencial de Participação das Fontes Renováveis de Energia na Matriz Elétrica do Estado do Paraná

Uma das questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável na sociedade atual está na geração de energia elétrica com a utilização cada vez maior de fontes renováveis de energia, e com menor agressão ao meio ambiente. Historicamente o Estado do Paraná tem sido um dos maiores produtores de energia elétrica do país, quase em toda a sua totalidade através de hidroelétricas. Entretanto, o aproveitamento desta fonte no estado, assim como no Brasil, está em declínio devido ao esgotamento do potencial hídrico e, também, devido à pressão da sociedade quanto aos impactos ambientais, sociais e econômicos ocasionados para formar grandes reservatórios, dificultando cada vez mais a sua expansão na matriz elétrica.

Read More →

Autores: Gerson Máximo Tiepolo, Osiris Canciglieri Junior, Jair Urbanetz Junior

Palavras-chave: , , ,

Matriz simplificada para avaliar impactos ambientais em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)

O presente trabalho propõe uma matriz simplificada para avaliar impactos ambientais e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH). Neste estudo de caso, que utiliza o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborado pelo empreendedor, a metodologia proposta analisa todos os impactos negativos relativos à PCH Ninho da Águia, localizada na Serra da Mantiqueira, município de Delfim Moreira, MG. Para tanto, fundamentado nas metodologias existentes, foram atribuídos pesos combinados em uma escala de impactos previamente definida. Os pesos atribuídos a cada impacto foram distribuídos de acordo com a combinação dos atributos apresentados e analisados do EIA. Os resultados obtidos com a matriz proposta mostram que os possíveis danos ambientais previstos são reduzidos, aplicando­se as medidas mitigadoras sugeridas no EIA, em aproximadamente 45%. A facilidade de aplicação desta metodologia possibilitará a agilização da análise do processo de licenciamento ambiental, considerado hoje um inibidor de investimentos devido à morosidade do mesmo. A matriz mostrou­se eficaz devido à facilidade de aplicação, além de ser uma ferramenta útil na análise para projetos a serem implantados, procurando estabelecer um índice ambiental que considere comparativos entre os impactos causados e os mitigados pelos investimentos realizados. Identificou­se que a minimização dos impactos com a aplicação de novas medidas mitigadoras requer novos investimentos financeiros para que tais medidas surtam melhoria do percentual de retorno. No entanto, considera­se que o percentual de retorno sobre os investimentos em medidas mitigadoras ao longo do tempo em relação às fases de planejamento, implantação e operação, tende a ser crescente inicialmente e a estabilizar­se em relação ao tempo. Assim, mesmo que sejam disponibilizados mais investimentos em medidas mitigadoras o percentual de retorno pode não ser o desejado. Portanto, como conseqüência, uma análise técnico­econômica criteriosa deverá ser elaborada para verificação se os aportes de recursos financeiros terão o retorno esperado.

Read More →

Autores: Tania Ap. de Souza Barbosa, Francisco Antônio Dupas

Palavras-chave: , , , ,

O Desafio da Matriz Elétrica no Estado do Pará

O objetivo neste trabalho é analisar o posicionamento estratégico da matriz elétrica do Pará na promoção do desenvolvimento sustentável no Estado, onde a segurança energética e as questões ambientais são determinantes em termos de competitividade. Nesse sentido, no presente estudo pretende-se propor ações que visem a transformações na matriz de eletricidade paraense para aperfeiçoar seu posicionamento na intenção de favorecer o desenvolvimento sustentável no Estado. A metodologia desta investigação foi composta por três etapas. Na primeira, realizou-se um levantamento de dados e informações a respeito do posicionamento adotado pela China, diante da necessidade de transformação de suas matrizes elétricas assim como, observou-se o reflexo das ações destes governos. Na segunda etapa, analisou-se o cenário energético do Pará, por meio da composição de seu balanço elétrico (BEEPA, 2006), e avaliou-se a possibilidade de inserção, nas especificidades econômicas, tecnológicas e naturais do Estado, de fontes de eletricidade utilizadas estrategicamente por estes governos no reposicionamento de suas matrizes elétricas. Por fim, o estudo contribui para a modificação do posicionamento energético paraense por intermédio de uma proposta de matriz elétrica para 2020.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges, Désirée Moraes Zouain

Palavras-chave: , , , ,

Desenvolvimento regional local: um debate em torno das potencialidades amazônidas nas áreas de várzeas como caminho alternativo de implantação de projetos de energia renovável sustentável para comunidade

O presente artigo é uma abordagem das potencialidades regionais em áreas de várzea amazônidas, onde comunidades locais vivem isoladas de condições básicas. Ele apresenta argumentos teóricos para uma reflexão sobre as políticas públicas voltadas para fomentar o desenvolvimento local em comunidades rurais, pela perspectiva de que tais políticas são formuladas sem considerar o contexto de apropriação dos recursos naturais e do território para essas comunidades, como fator principal para o surgimento de conflitos ambientais. A energia renovável como alternativa às comunidades para alcançarem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental com responsabilidade e justiça social.

Read More →

Autores: Alandy Patrícia do Socorro Sousa Cavalcante, Antônio César Pinho Brasil Junior

Palavras-chave: , , , ,