ELETRIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL EM COMUNIDADES KALUNGA DE CAVALCANTE-GO

A pesquisa procurou conhecer a relação entre desenvolvimento e eletrificação rural em duas comunidades quilombolas no município de Cavalcante-GO. O primeiro caso pesquisa os impactos a partir da efetiva instalação de projetos de eletrificação na comunidade de Engenho II pelo programa Luz para Todos em 2004, enquanto o segundo é sobre a expectativa de desenvolvimento da comunidade de Maiadinha com a chegada da energia elétrica. As duas comunidades possuem a mesma origem étnica e valores culturais. Foram avaliados oito componentes relacionados ao desenvolvimento sustentável em cinco dimensões (social, econômica, cultural, ambiental e espacial) a partir do método conhecido como Matriz de Battelle, usado para avaliar impactos ambientais, e que foi adaptado ao contexto da pesquisa. Os resultados indicam que os maiores impactos positivos, para ambas as localidades foram, em ordem decrescente: educação, saúde e renda, enquanto que o principal impacto negativo está relacionado à diminuição do interesse nas atividades culturais tradicionais no Engenho II.

Read More →

Autores: Sandra Milena Vélez Echeverry, Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, Rudi Henri van Els

Palavras-chave: , , ,

Modelo de projeto pioneiro de eletrificação com sistemas fotovoltaicos descentralizados, com vistas à universalização dos serviços de energia elétrica.

O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo para eletrificação de comunidades rurais remotas, utilizando sistemas fotovoltaicos, para atender aos objetivos/metas do programa de universalização dos serviços de energia elétrica Luz para Todos, integrando­se aos esforços do Prodeem, até então centrado apenas no atendimento dos serviços comunitários das localidades isoladas. Este modelo é fruto dos resultados de um estudo de avaliação de projetos de eletrificação com estes sistemas, implementados no Estado da Bahia, desde a década de 90. O referido estudo realizado para o Projeto BRA 99/011/99, de iniciativa do Ministério das Minas e Energia, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento geridos pelo PNUD, teve por objetivo avaliar projetos de energias renováveis não convencionais no Brasil e propor os ajustes necessários aos projetos passíveis de replicabilidade.

Read More →

Autores: Osvaldo Soliano Pereira, Maria da Graças Figueiredo, Tereza Mousinho Reis, Eduardo F. Barreto, Patrick Fontoura

Palavras-chave: , , ,

Implementação de sistemas fotovoltaicos em comunidades isoladas: Reflexões sobre entraves encontrados

Este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo identificar e caracterizar os principais entraves encontrados no processo de implementação de sistemas solares fotovoltaicos domiciliares em uma pequena comunidade isolada dentro da Mata Atlântica, no sul do Estado de São Paulo. Os sistemas atendem à especificação SIGFI 13, baseados em uma resolução da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – que trata da qualidade dos Sistemas Individuais de Geração com Fontes Intermitentes, que garantem a disponibilização de 13 kW horas mensais, em corrente alternada, na tensão e na frequência nominais da região. O método baseia-se no estudo de barreiras encontradas por diferentes autores, em experiências semelhantes, em diversas regiões no Brasil e em outros países e, também, nas barreiras percebidas pelos autores neste estudo de caso. Foram identificadas barreiras inerentes à comunidade (dificuldades geográficas, institucionais e decorrentes de falta de acesso a serviços essenciais) e barreiras causadas por ela, ou decorrentes da integração de nova tecnologia no local (barreiras culturais, sociais, psicológicas, econômicas, de organização ou causadas por expectativas geradas). Esta pesquisa conclui que o processo social de eletrificação rural através de tecnologia fotovoltaica deve levar em consideração a vivência coletiva dos moradores de cada comunidade. E, também, a partir da identificação das barreiras, oferece informações e recomendações que podem ser úteis para ações e programas de eletrificação rural com vistas à inclusão social.

Read More →

Autores: Tina Bimestre Selles Ribeiro, Roberto Zilles, Rosaura de Menezes Selles Ribeiro, Fernando Selles Ribeiro

Palavras-chave: , , ,