ANÁLISE DOS NÍVEIS DE EMISSÕES DE CO2 DO PARQUE GERADOR TERMELÉTRICO DO SISTEMA ELÉTRICO ISOLADO DA CIDADE DE MANAUS (AM) NO PERÍODO DE 2006 A 2012

Uma das consequências provocadas pelo uso da energia é o efeito estufa, que pode ser observado pelo acréscimo contínuo da temperatura média da Terra, em consequência do aumento da concentração atmosférica de alguns gases, tais como o dióxido de carbono (CO2). A queima de combustível fóssil para a geração de energia é uma contribuição para o aumento de emissão de CO2 e de gases que atuam sobre a poluição da atmosfera e efeito estufa. Este artigo apresenta os resultados da análise e quantificação dos níveis de emissões de CO2 provenientes da geração termelétrica em Manaus durante o período de 2006 a 2012, segundo os dados dos agentes do setor elétrico brasileiro e aplicação da metodologia ACM0011, aprovada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Os resultados encontrados indicam um aumento das emissões de CO2, que, em 2012 foi da ordem de 2,2 tCO2 ano/hab, somente com a geração de energia termelétrica na cidade de Manaus, o que representa um índice superior a dez vezes a média brasileira registrada em 2012.

Read More →

Autores: Leonardo Caldas Rocha, Whylker Moreira Frota, Willamy Moreira Frota

Palavras-chave: , , ,

Revolução Energética: um Cenário Energético Sustentável para 2050

O cenário Revolução Energética 2013 é uma atualização dos cenários publicados em 2007 e 2010 e incorpora tendências atuais em termos de produção e consumo de energia, em especial o aumento de competitividade de fontes renováveis no curto e médio prazo. O cenário mostra como fontes renováveis podem fornecer mais de 60% da energia primária do país, a despeito do aumento dessa matriz até 2050. O Brasil pode estabilizar suas emissões de CO2 no setor energético até 2025 e reduzi-las nas décadas seguintes, sem comprometer seu crescimento econômico. O cálculo dos cenários foi feito por meio do modelo MESAP/PlaNet, alimentado por dados incluindo custos, potenciais, parâmetros técnicos e premissas referentes a fontes energéticas entre 2010 e 2050.

Read More →

Autores: Ricardo Lacerda Baitelo, Ricardo Junqueira Fujii, Sven Teske

Palavras-chave: , , ,