FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM HEDÔNICA

O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo econométrico acerca de alguns fatores que influenciam a precificação da energia elétrica no mercado livre brasileiro, à luz da metodologia de preços hedônicos. Mais especificamente, procurou-se valorar os impactos das diversas regiões brasileiras e da quantidade de chuva sobre o preço da eletricidade no âmbito do Ambiente de Contratação Livre (ACL). Foi realizada uma revisão de literatura acerca do funcionamento do Setor Elétrico no Brasil, destacando o papel das últimas reformas do setor e como estas afetaram a forma da comercialização de energia. Destacou-se o surgimento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e do Ambiente de Contratação Livre. A partir desta contextualização, foi possível a análise dos resultados do modelo econométrico, permitindo evidências de que ao aumento de 1% na quantidade de chuva (mm), pode-se observar a redução de 0,13% no preço da energia elétrica (R$/MWh), ceteris paribus. Já com relação as regiões brasileiras, os resultados apontaram maior magnitude, apresentando as reduções de 88% e de 65% no preço da energia elétrica correspondentes às regiões norte e sul, respectivamente, em relação a região classificada como sudeste/centro-oeste (variável de controle).

Read More →

Autores: Mário Malta Campos Dotta e Silva, Lilian Maluf de Lima

Palavras-chave: , ,

Elementos para elaboração de uma tipologia de indicadores de qualidade integrando as indústrias de rede

Analisa-­se a evolução do conceito de qualidade, destacando-­se o tratamento atual deste tema no contexto de um processo estratégico de gestão, com foco nos resultados para os clientes . Tais resultados são denominados “resoluto”. Analisa-­se tal problemática no caso da indústria de eletricidade, onde revela­-se a existência de um “pós-­serviço”, com características completamente distintas das dos serviços tradicionais. Sugere­-se uma tipologia industrial da qualidade, com base nos componentes do “resoluto”, no caso, produtos, serviços e pós-­serviços. Conclui­se pela necessidade de avanços analíticos qualitativos e quantitativos, em particular relacionados às indústrias de “pós-­serviço”, visando elaborar “resolutos” mais precisos e representativos das interorganizações a elas pertencentes.

Read More →

Autores: Valcir dos Reis Soares, Roberto Schaeffer, Nilo Koscheck das Chagas

Palavras-chave: , , , , , ,

Modelo de projeto pioneiro de eletrificação com sistemas fotovoltaicos descentralizados, com vistas à universalização dos serviços de energia elétrica.

O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo para eletrificação de comunidades rurais remotas, utilizando sistemas fotovoltaicos, para atender aos objetivos/metas do programa de universalização dos serviços de energia elétrica Luz para Todos, integrando­se aos esforços do Prodeem, até então centrado apenas no atendimento dos serviços comunitários das localidades isoladas. Este modelo é fruto dos resultados de um estudo de avaliação de projetos de eletrificação com estes sistemas, implementados no Estado da Bahia, desde a década de 90. O referido estudo realizado para o Projeto BRA 99/011/99, de iniciativa do Ministério das Minas e Energia, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento geridos pelo PNUD, teve por objetivo avaliar projetos de energias renováveis não convencionais no Brasil e propor os ajustes necessários aos projetos passíveis de replicabilidade.

Read More →

Autores: Osvaldo Soliano Pereira, Maria da Graças Figueiredo, Tereza Mousinho Reis, Eduardo F. Barreto, Patrick Fontoura

Palavras-chave: , , ,

Estudo comparativo para tratamento de resíduos sólidos urbanos: Aterros sanitários X Incineração

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo da geração de energia elétrica e emissões de gases do efeito estufa a partir de aterros sanitários e usinas de incineração de resíduos sólidos urbanos (RSU). É apresentado um panorama do tratamento e disposição de lixo no Brasil e no município de São Paulo, local escolhido como cenário para a elaboração do estudo. São apresentadas as duas tecnologias a serem estudadas e suas premissas básicas para geração de energia elétrica e emissões de gás carbônico. O estudo de caso mostra as vantagens e desvantagens técnicas da aplicação de cada tecnologia. A geração de energia elétrica e conseqüentes emissões de CO2 são maiores na opção de incineração. No entanto, esta tecnologia apresenta maiores vantagens econômicas com relação ao custo de administração pública dos RSU, devendo-se aprofundar os estudos em torno desta tecnologia no que diz respeito aos seus impactos ambientais. Por fim, são apontados caminhos para a continuidade do desenvolvimento deste tema.

Read More →

Autores: André de Carvalho Paro, Fernando Cörner da Costa, Suani Teixeira Coelho

Palavras-chave: , , ,

Indicadores de Sustentabilidade para a Energia Elétrica no Estado do Pará

Este artigo detém o propósito de formular indicadores de sustentabilidade para a energia elétrica no intuito de orientar as estratégias das políticas de investimento no setor elétrico paraense. A construção de indicadores de sustentabilidade energética no Estado do Pará foi subsidiada neste artigo a partir de uma metodologia de análise multivariada que procurou identificar variáveis com correlações lineares. Os indicadores foram estruturados a partir dos setores de atividade: agropecuário, industrial, comercial e residencial, de modo a considerar as dimensões de análise: econômica, social, ambiental e política, em cada um destes setores. O estudo verifica que a observância de elementos locacionais identificados setorialmente pelas correlações lineares reúne maiores condições de percepção das particularidades econômicas, sociais e ambientais do Estado paraense e permite orientar estrategicamente o processo decisório no setor elétrico.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges

Palavras-chave: , , ,