Panorama do Mercado Eólico Brasileiro – Análise de Investidores e Fabricantes

O mercado eólico brasileiro passa hoje por uma fase de consolidação de investimentos tanto na parte de geração como de fabricação. Essa fonte de energia renovável começou no Brasil vagarosamente no final dos anos 90 e tendo instalado apenas 27,1 MW em quatro estados com geradores de médio porte. Com a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA) um formidável conhecimento foi obtido e posteriormente favoreceu o crescimento da energia eólica em terras brasileiras, mas a maturação aconteceu através do sucesso nos leilões federais de energia que tornaram a fonte competitiva, atraindo diversos investidores nacionais e internacionais num processo de desenvolvimento contínuo, gerando oportunidades e empregos. Um panorama buscar traçar e apresentar a conjuntura de um setor e é isto que será apresentado.

Read More →

Autores: Humberto Dionísio de Andrade, Antônio Felipe de Freitas Oliveira, Milton de Oliveira Pinto

Palavras-chave: , ,

Análise da viabilidade técnica de um sistema geração de energia elétrica a partir do uso de recursos solar, eólico e hidráulico para geração de Hidrogênio

Este artigo apresenta os resultados de uma análise da viabilidade técnica de se implementar um sistema híbrido de fornecimento de eletricidade a partir dos recursos solar, eólico e hidráulico para a produção de hidrogênio através da eletrólise da água. O estudo é fundamentado nos potenciais energéticos dos recursos solar e eólico, nas características técnicas dos painéis fotovoltaicos e dos aerogeradores, na disponibilidade de hidreletricidade fora do pico de consumo do sistema interligado nacional e nas características de funcionamento de eletrolisadores bipolares. Foi elaborado um modelo matemático que considera os parâmetros que descrevem as transformações energéticas envolvidas no sistema analisado e que permite a simulação da produção de hidrogênio em diferentes situações de disponibilidade de recursos e de configuração de máquinas, podendo ser aplicado para se estimar o custo do hidrogênio gerado para a situação escolhida.

Read More →

Autores: Ennio Peres da Silva, Fernando Rezende Apolinário, André Luís Furlan, Daniel Gabriel Lopes, Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella, Ana Maria Resende Santos, Paula Duarte Araujo, Antonio José Marin

Palavras-chave: , , , ,

Um estudo para resolver a variabilidade da geração eólica através da integração em larga escala com geração hidráulica

A implantação da geração eólica de forma otimizada com a geração hidráulica está sendo investigada como uma opção viável para auxiliar na solução do impasse que se avizinha como conseqüência da tendência de aproveitamento das bacias da Amazônia brasileira para expansão do parque gerador. É na validade desta investigação que este trabalho está focado. Quer se discutir se tem sentido pesquisar a viabilidade de empregar geração hidráulica para compensar a variabilidade da geração eólica, quando esta é implantada em larga escala. O trabalho inclui resultados preliminares sobre a variabilidade da geração eólica em seus diversos ciclos, e a variabilidade da disponibilidade de energia hidráulica.

Read More →

Autores: Emanuel Leonardus van Emmerik, Johann Michael Steinberger, Maurício Aredes

Palavras-chave: , ,

Déficit de energia elétrica ante cenários de crescimento econômico e o potencial de energia eólica: Um estudo de caso

O trabalho orienta-se pela investigação de variáveis significativas relacionadas ao consumo de energia elétrica e ao crescimento econômico, desenvolvendo simulações que permitam analisar a ocorrência de déficit de energia, suprida, particularmente, pela energia eólica. Discute o processo de estruturação do mercado brasileiro de energia elétrica e analisa as relações entre oferta e demanda no estado do Ceará, escolha esta recaída neste estudo de caso em virtude de seu potencial eólico. Expõe através de estudos e dados a liderança potencial detida por esse estado na geração de energia eólica, e apresenta ferramentas de incremento financeiro através da inserção dos projetos eólicos no mercado de emissões. O estudo propõe modelos econométricos e simulações de previsões que permitem analisar o comportamento da demanda de energia elétrica, bem como o potencial energético necessário ante cenários de crescimento econômico, e a possibilidade do diferencial ser suprido por energia eólica.

Read More →

Autores: Ronaldo de Albuquerque e Arraes

Palavras-chave: , , ,

Projeto conceitual e análise de viabilidade econômica de unidade de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos – RS

Este trabalho apresenta os resultados de análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. Os indicadores econômicos obtidos foram: TIR- 22%; PAYBACK- 5 anos; IBC- 1,65; VPL R$ 45MI em base a TMA de 15%. Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para auto-suficiência do Estado, bem como servir como contribuição para outras empresas que desejem instalar unidades similares no Brasil.

Read More →

Autores: Ernesto Augusto Garbe, Renato de Mello, Ivan Tomaselli

Palavras-chave: , ,