CIDADE INTELIGENTE, MUDANÇAS NO CONSUMO DE ENERGIA E O USO DA TARIFÁRIA HORÁRIA: PERCEPÇÕES DE NOVAS TRANSFORMAÇÕES NO SETOR ELÉTRICO

O principal objetivo deste trabalho consiste na análise de um survey, com os consumidores de energia elétrica residentes na cidade de Armação de Búzios/RJ, abordando principalmente os temas Cidade Inteligente, o novo medidor de energia elétrica e o novo sistema de cobrança tarifária. Sendo uma pesquisa aplicada, além da discussão metodológica, dispõe dos diagnósticos dos moradores locais sobre essas temáticas. Com os dados desta pesquisa, pôde-se analisar aspectos relacionados à avaliação do serviço de fornecimento de energia, as práticas e percepções sobre consumo eficiente e, por fim, a imagem da Ampla.

Read More →

Autores: Jimmy Medeiros (jimmy.medeiros@fgv.br), Márcio Grijó Vilarouca, Philippe Chaves Guedon, Ivan Araujo Albuquerque

Palavras-chave: , , , ,

Demanda por Gás Natural na Indústria Brasileira sob a Ótica da Substituição Energética na Indústria

O objetivo deste artigo é analisar a demanda por gás natural na indústria brasileira, sob a ótica da substituição energética. O gás natural é uma forma de energia com múltiplos usos, baixa emissão de gases poluentes e pode ser utilizado em substituição a outras formas de energia. Atualmente o país vem passando por problemas ligados a oferta de energia elétrica, fato que se faz presente pela escassez de chuvas em território nacional. Esse Cenário estrutural levou o governo federal a utilizar as usinas termelétricas para geração de eletricidade. No entanto, a operação das termelétricas, a base de gás natural, poderá comprometer a oferta de gás natural nas indústrias.

Read More →

Autores: Tyago Oliveira do Carmo, Gervásio Ferreira dos Santos

Palavras-chave: , , ,

Los Impuestos Ecológicos – Eco Tasas: Aplicación y Evalución de sus Impactos

Entre los instrumentos econômicos utilizados como políticas de reducción de CO, se encuentran los impuestos/tasas ambientales — “eco tasas”. Tales tasas tendrían Ia íunción de inhibir Ias emisiones de CO, relacionadas a Ia combustión de combustibles, a partir de Ia contracción dei consumo por el incremento de los precios debido a Ias tasas. Este trabajo tiene como objetivo evaluar una supuesta aplicación de tasas al consumo de combustible en el Brasil. Los montos de Ias tasas propuestas son US$ 20, 30, y 50/tEP que serían aplicados en cuatro escenarios de crecimiento econômico dei país (0, 2, 4 y 5% a.a.). Para lograr este objetivo se claboró un modelo macroeconométrico de crecimiento a largo plazo medido por el PBI.

Read More →

Autores: Miriam Liliana Hinostroza Suárez, Sinclair Mallet-Guy Guerra

Palavras-chave: , , , ,

Visão Prospectiva da Matriz Energética Brasileira: Energizando o desenvolvimento sustentável do país

Os estudos de cenários para os próximos anos mostram que o consumo de energia crescerá a taxas superiores as dos últimos 25 anos. Em duas décadas e meia a expansão da oferta energética poderá superar o dobro da atual capacidade instalada, em todos os segmentos, com destaque para petróleo e gás natural, geração de eletricidade e produção de etanol. São vários os desafios para planejadores, investidores e consumidores, como por exemplo, a capacitação de pessoal, o desenvolvimento de tecnologia, a aprovação de novos arcabouços legais, a mudança de hábitos de consumo, etc. Mas também são muitas as oportunidades. Para investidores, os nichos de mercado e o potencial de crescimento são enormes, seja no fornecimento de equipamentos e insumos, no investimento em novos empreendimentos energéticos, ou no segmento de consultorias, seguros e financiamentos. Para planejadores e consumidores as oportunidades também são promissoras, em termos de aperfeiçoamento de novas tecnologias de gestão e na contribuição para o desenvolvimento sustentável. Este artigo detalha essa discussão apresentando os principais destaques para os próximos 25 anos no que se refere à oferta e ao consumo de energia no país.

Read More →

Autores: Mauricio Tiomno Tolmasquim, Amilcar Guerreiro, Ricardo Gorini

Palavras-chave: , , ,

Avaliação de mercado para a rede canalizada de gás natural com base no conceito de dinâmica urbana

Este artigo tem como objetivo, identificar prioridades na expansão da infraestrutura de distribuição do gás natural. Propõe-se metodologia que utiliza matrizes considerando as relações entre a dinâmica urbana e as possibilidades do gás natural deslocar outras formas de energia final. Essas matrizes são compostas por informações sobre desenvolvimento social e urbano, custos de implantação da infra-estrutura e projeções do potencial de consumo nos vários setores.O modelo objetiva propor a integração entre o perfil das cidades e a utilização do gás natural, com uma aplicação específica para a questão do mercado paulista. Como conclusão, ressalta-se a importância dos parâmetros urbanos no processo decisório sobre a ampliação da rede, através da análise de distritos do município de São Paulo.

Read More →

Autores: Vanessa Meloni Massara, Murilo Tadeu Werneck Fagá, Miguel Edgar Morales Udaeta

Palavras-chave: , , , ,