ANÁLISES ECONÔMICAS, DE SENSIBILIDADE E ELASTICIDADE EM PROJETOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL

O esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, a necessidade de diminuição das emissões de gases de efeito estufa, bem como da produção de energia para o desenvolvimento econômico são os fatores que ocasionam a procura por fontes renováveis de energia. No entanto, nem sempre a implantação destas financeiramente atrativas, sendo a tarifa de venda de energia um parâmetro importante para a análise da viabilidade destes empreendimentos. No presente estudo foram realizadas análises econômicas e de sensibilidade às variações de tarifa de venda de energia em três projetos de fontes renováveis de produção de energia elétrica, no cenário brasileiro, a saber, (siglas em Português): central hidrelétrica (CHE), central eólica (EOL) e central termelétrica movida a biogás (UTE) de estações anaeróbias de tratamento de esgoto. O conceito de elasticidade, amplamente utilizado nas ciências econômicas foi aplicado e relacionado com as potências das usinas estudadas. Os resultados obtidos foram por fim comparados e discutidos.

Read More →

Autores: Ivan Felipe Silva dos Santos (ivanfelipedeice@hotmail.com), Geraldo Lúcio Tiago Filho, Regina Mambeli Barros

Palavras-chave: , , ,

MERCADO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO DO ÓLEO DE PALMA

Nos últimos vinte anos, a área mundial plantada com palmeira de dendê mais que dobrou, assim como o consumo mundial do óleo de palma. No entanto, o Brasil que é o país com a maior extensão de áreas aptas à produção desta oleaginosa, possui market share de apenas 0,55% da produção mundial do óleo de palma. Buscando verificar os motivos das restritas áreas nacionais com plantio do dendê, este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade econômica do cultivo do dendezeiro, assim como estabelecer relações com os preços do dendê. As metodologias utilizadas são: o Movimento Browniano, os métodos de avaliação do projeto de investimento e a simulação de risco do investimento utilizando o método de Monte Carlo. A partir dos resultados conclui-se que o projeto é economicamente viável, embora apresente baixa rentabilidade.

Read More →

Autores: Tiago Silveira Gontijo, Márcio Balduino Saraiva

Palavras-chave: , ,

Estudo do Potencial de Participação das Fontes Renováveis de Energia na Matriz Elétrica do Estado do Paraná

Uma das questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável na sociedade atual está na geração de energia elétrica com a utilização cada vez maior de fontes renováveis de energia, e com menor agressão ao meio ambiente. Historicamente o Estado do Paraná tem sido um dos maiores produtores de energia elétrica do país, quase em toda a sua totalidade através de hidroelétricas. Entretanto, o aproveitamento desta fonte no estado, assim como no Brasil, está em declínio devido ao esgotamento do potencial hídrico e, também, devido à pressão da sociedade quanto aos impactos ambientais, sociais e econômicos ocasionados para formar grandes reservatórios, dificultando cada vez mais a sua expansão na matriz elétrica.

Read More →

Autores: Gerson Máximo Tiepolo, Osiris Canciglieri Junior, Jair Urbanetz Junior

Palavras-chave: , , ,

Revolução Energética: um Cenário Energético Sustentável para 2050

O cenário Revolução Energética 2013 é uma atualização dos cenários publicados em 2007 e 2010 e incorpora tendências atuais em termos de produção e consumo de energia, em especial o aumento de competitividade de fontes renováveis no curto e médio prazo. O cenário mostra como fontes renováveis podem fornecer mais de 60% da energia primária do país, a despeito do aumento dessa matriz até 2050. O Brasil pode estabilizar suas emissões de CO2 no setor energético até 2025 e reduzi-las nas décadas seguintes, sem comprometer seu crescimento econômico. O cálculo dos cenários foi feito por meio do modelo MESAP/PlaNet, alimentado por dados incluindo custos, potenciais, parâmetros técnicos e premissas referentes a fontes energéticas entre 2010 e 2050.

Read More →

Autores: Ricardo Lacerda Baitelo, Ricardo Junqueira Fujii, Sven Teske

Palavras-chave: , , ,

Um Estudo dos Custos de Implantação de Empreendimentos de Aproveitamento Energético do Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto

O índice de tratamento de esgoto tende a crescer com o desenvolvimento de um país. Com este, cresce também o potencial de produção de biogás, gás combustível útil a varias aplicações, inclusive a geração de energia de modo renovável e descentralizado. O uso deste gás como combustível diminui colabora com a diminuição do consumo de combustíveis fósseis. Neste contexto, o presente artigo objetiva revisar os principais componentes necessários ao aproveitamento energético do biogás gerado em estações de tratamento de esgoto (ETEs), bem como seus custos. Equações para estimativa do investimento, em ETEs anaeróbias, em função da potência também foram construídas para duas tecnologias de conversão energética do biogás, a saber, as microturbinas a gás e os motores de Ciclo Otto.

Read More →

Autores: Ivan Felipe Silva dos Santos (ivanfelipedeice@hotmail.com), Marcelo Daige Prado Leite, Regina Mambeli Barros, Geraldo Lúcio Tiago Filho

Palavras-chave: , , , ,