Indicadores de Sustentabilidade para a Energia Elétrica no Estado do Pará

Este artigo detém o propósito de formular indicadores de sustentabilidade para a energia elétrica no intuito de orientar as estratégias das políticas de investimento no setor elétrico paraense. A construção de indicadores de sustentabilidade energética no Estado do Pará foi subsidiada neste artigo a partir de uma metodologia de análise multivariada que procurou identificar variáveis com correlações lineares. Os indicadores foram estruturados a partir dos setores de atividade: agropecuário, industrial, comercial e residencial, de modo a considerar as dimensões de análise: econômica, social, ambiental e política, em cada um destes setores. O estudo verifica que a observância de elementos locacionais identificados setorialmente pelas correlações lineares reúne maiores condições de percepção das particularidades econômicas, sociais e ambientais do Estado paraense e permite orientar estrategicamente o processo decisório no setor elétrico.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges

Palavras-chave: , , ,

O Desafio da Matriz Elétrica no Estado do Pará

O objetivo neste trabalho é analisar o posicionamento estratégico da matriz elétrica do Pará na promoção do desenvolvimento sustentável no Estado, onde a segurança energética e as questões ambientais são determinantes em termos de competitividade. Nesse sentido, no presente estudo pretende-se propor ações que visem a transformações na matriz de eletricidade paraense para aperfeiçoar seu posicionamento na intenção de favorecer o desenvolvimento sustentável no Estado. A metodologia desta investigação foi composta por três etapas. Na primeira, realizou-se um levantamento de dados e informações a respeito do posicionamento adotado pela China, diante da necessidade de transformação de suas matrizes elétricas assim como, observou-se o reflexo das ações destes governos. Na segunda etapa, analisou-se o cenário energético do Pará, por meio da composição de seu balanço elétrico (BEEPA, 2006), e avaliou-se a possibilidade de inserção, nas especificidades econômicas, tecnológicas e naturais do Estado, de fontes de eletricidade utilizadas estrategicamente por estes governos no reposicionamento de suas matrizes elétricas. Por fim, o estudo contribui para a modificação do posicionamento energético paraense por intermédio de uma proposta de matriz elétrica para 2020.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges, Désirée Moraes Zouain

Palavras-chave: , , , ,

Desenvolvimento e investimentos no setor elétrico paraense: Uma análise no ambiente do setor comercial

Este estudo objetiva apontar caminhos de como se desenvolve a dinâmica dos efeitos dos investimentos em energia elétrica na estrutura do setor comercial diante do processo de desenvolvimento do Estado do Pará. O objeto de estudo é o Estado do Pará. A metodologia utilizada neste ensaio fundamentou-se a partir da identificação de correlações lineares entre variáveis vinculadas a energia elétrica e ao processo de desenvolvimento em cada setor econômico; e a partir da análise crítica da interferência das sinergias setoriais provocadas por estas correlações junto a dinâmica dos investimentos no setor elétrico. Verificou-se que os investimentos em energia elétrica, embora em curto prazo possam ocasionar efeitos direcionados na promoção da atividade econômica de determinada região ou país, tendem, em médio e/ou longo prazo, a distorcer as bases sustentáveis de promoção da melhoria da qualidade de vida das populações na medida em que o efeito dos investimentos em energia elétrica é uma função das sinergias oriundas do perfil de cada setor econômico, das especificidades regionais verificadas e das políticas setoriais estrategicamente planejadas.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges

Palavras-chave: , , , ,