SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL: ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ACESSO E DO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO

O setor elétrico nacional passou por grandes modificações em sua estrutura. O antigo modelo verticalizado foi substituído por outro com atividades independentes contemplando a produção, transporte, distribuição e a comercialização de energia. Na comercialização ficou estabelecido que a compra e a venda de energia devem ser contratadas separadas do acesso ao sistema de transmissão. A reestruturação propôs também que os agentes que atendam a determinados requisitos possam ter acesso a esse sistema. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de apresentar os trâmites necessários ao acesso e mostrar as diretrizes envolvidas na expansão das redes de transmissão. Para ilustrar, são apresentados dados dos últimos estudos de acesso e expansão,
bem como, os desafios desse segmento com foco no atraso dos empreendimentos. São expostos também os diversos documentos usados nos processos e a ferramenta de gestão SIGET (Sistema de Gestão da Transmissão).

Read More →

Autores: Seluivy Gonçalves Silva (saluivy@hotmail.com), Raul Vitor Arantes Monteiro, Geraldo Caixeta Guimarães

Palavras-chave: , , , ,

Visão Prospectiva da Matriz Energética Brasileira: Energizando o desenvolvimento sustentável do país

Os estudos de cenários para os próximos anos mostram que o consumo de energia crescerá a taxas superiores as dos últimos 25 anos. Em duas décadas e meia a expansão da oferta energética poderá superar o dobro da atual capacidade instalada, em todos os segmentos, com destaque para petróleo e gás natural, geração de eletricidade e produção de etanol. São vários os desafios para planejadores, investidores e consumidores, como por exemplo, a capacitação de pessoal, o desenvolvimento de tecnologia, a aprovação de novos arcabouços legais, a mudança de hábitos de consumo, etc. Mas também são muitas as oportunidades. Para investidores, os nichos de mercado e o potencial de crescimento são enormes, seja no fornecimento de equipamentos e insumos, no investimento em novos empreendimentos energéticos, ou no segmento de consultorias, seguros e financiamentos. Para planejadores e consumidores as oportunidades também são promissoras, em termos de aperfeiçoamento de novas tecnologias de gestão e na contribuição para o desenvolvimento sustentável. Este artigo detalha essa discussão apresentando os principais destaques para os próximos 25 anos no que se refere à oferta e ao consumo de energia no país.

Read More →

Autores: Mauricio Tiomno Tolmasquim, Amilcar Guerreiro, Ricardo Gorini

Palavras-chave: , , ,