Análise dos Riscos de uma Distribuidora Associados à Compra e Venda de Energia no Novo Modelo do Setor Elétrico

Com a publicação das Leis no 10.847 e no 10.848, em março de 2004, e do Decreto no 5.163, de 30/07/2004, o governo estabeleceu as diretrizes para construção de outro modelo para o setor elétrico, buscando a segurança no suprimento, modicidade tarifária e universalização do atendimento. Segundo as novas regras, as distribuidoras deverão atender a 100% do seu mercado, mediante contratação regulada e aquisição da energia por meio de leilões, além de serem obrigadas a prever seus mercados com antecedência de cinco anos. Este artigo analisa os riscos que uma distribuidora estaria exposta ao prever seu mercado com tal antecedência e contratar toda energia necessária nos leilões públicos, face às variações no comportamento das diversas classes de consumo. Para mensurar os riscos utilizou­se Simulação de Monte Carlo, que consiste na utilização de procedimentos estocásticos para gerar diversos cenários possíveis para a variável em estudo.

Read More →

Autores: Marco Aurélio Lenzi Castro, Fernando Monteiro de Figueiredo, Ivan Marques de Toledo Camargo

Palavras-chave: , ,

Valoração econômica de flexibilidades insumo-produto em plantas da indústria petroquímica

Os investimentos na indústria petrolífera e petroquímica são freqüentemente de médio/longo prazo, ricos em opções reais (flexibilidades gerenciais ou operacionais), com alto grau de irreversibilidade e sujeitos a condições de incerteza técnica e econômica. Nesse contexto, o método tradicional de fluxo de caixa descontado é muito limitado para tratar de incertezas e de flexibilidades, e frequentemente leva a decisões equivocadas. O presente trabalho usa técnicas mais modernas de análise econômica, com uma abordagem realmente científica, modelando a incerteza econômica como um processo estocástico e usando técnicas de simulação estocástica que consideram os graus de liberdade gerencial de um projeto. A moderna teoria de investimentos sob incerteza, também conhecida por Teoria das Opções Reais (TOR), separa o valor da oportunidade de investimento da regra de decisão, de forma que essa maximize o valor daquela. O presente trabalho tem como objetivo analisar um projeto de planta na indústria de petróleo com tecnologia GTL (Gas-to-liquid) usando a Teoria das Opções Reais. A tecnologia GTL possibilita a conversão de sólidos, biomassas, líquidos e gases em derivados tais como a nafta, diesel, parafinas e lubrificantes de alta qualidade. Neste estudo, a TOR é ajustada para avaliar a capacidade de o projeto poder mudar seus inputs e/ou outputs, selecionando a alternativa que maximize o retorno, de acordo a cada cenário. O investimento ocorre em um ambiente de incerteza, onde os preços (fatores de incerteza) são considerados estocásticos e seguem um processo de reversão à média, e a análise é estimada por simulação de Monte Carlo.

Read More →

Autores: Letícia A. Costa, Carlos P. Samanez

Palavras-chave: , , , ,

Análise de viabilidade econômica de um sistema de co-geração de energia elétrica em condições de risco

A disponibilidade de energia elétrica em quantidade adequada e a preço justo é indispensável ao desenvolvimento econômico. Com o processo de privatização do setor elétrico brasileiro, ocorrido em razão da perda da capacidade pública de investimento, houve grandes mudanças no cenário do mercado de energia elétrica. Este trabalho pretende analisar a viabilidade econômica de uma central de co-geração, sob condições de risco, utilizando a técnica da simulação de Monte Carlo. Para se avaliar o potencial de risco do investimento, foram utilizados dois cenários: financiamento integral do investimento com recursos próprios, e outro com financiamento de 50% com recursos de terceiros. A análise mostrou que a realização do investimento tem probabilidades de gerar lucro econômico, sendo mais atraente a alternativa que utiliza proporções iguais entre capital próprio e de terceiros.

Read More →

Autores: Marcelo FodraMaura, Seiko Tsutsui Esperancini

Palavras-chave: , , , ,