Indicadores de Sustentabilidade para a Energia Elétrica no Estado do Pará

Este artigo detém o propósito de formular indicadores de sustentabilidade para a energia elétrica no intuito de orientar as estratégias das políticas de investimento no setor elétrico paraense. A construção de indicadores de sustentabilidade energética no Estado do Pará foi subsidiada neste artigo a partir de uma metodologia de análise multivariada que procurou identificar variáveis com correlações lineares. Os indicadores foram estruturados a partir dos setores de atividade: agropecuário, industrial, comercial e residencial, de modo a considerar as dimensões de análise: econômica, social, ambiental e política, em cada um destes setores. O estudo verifica que a observância de elementos locacionais identificados setorialmente pelas correlações lineares reúne maiores condições de percepção das particularidades econômicas, sociais e ambientais do Estado paraense e permite orientar estrategicamente o processo decisório no setor elétrico.

Read More →

Autores: Fabricio Quadros Borges

Palavras-chave: , , ,

A tomada de decisão na formulação de políticas públicas: ensaios na rede sociotécnica sucroalcooleira do estado de São Paulo

O debate acerca da sustentabilidade tem suscitado a busca por maneiras de se aliar o desenvolvimento econômico com qualidade ambiental e social. Dentro desse contexto os biocombustíveis ganham preponderância por possibilitarem o uso de matérias-primas renováveis. Dentro da rede que se engendra em torno dos atores que estão imersos no setor de produção de etanol de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo – principal unidade da federação no segmento – é imprescindível a análise dos meios pelos quais as tomadas de decisão acontecem. Entender esses processos possibilita avaliar se o etanol é capaz de cumprir o papel que lhe é imposto. Este artigo explana sobre tais questões, averiguando a importância de um dos atores nessa rede, que se enquadra como ator visível, influenciando a formulação de políticas públicas do setor.

Read More →

Autores: Franciele Gomes, Taiane Dagostin Darós, Carla Grigoletto Duarte, Tadeu Fabrício Malheiros

Palavras-chave: , , , ,

A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira: Contextualização histórica e o processo de produção

A preocupação mundial para que seja estimulada e controlada a emissão de poluentes assim como a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis incentivam as políticas públicas para a inserção do biodiesel na matriz energética. Essa inserção do biodiesel vem gerando impactos positivos para o desenvolvimento do país, sendo assim, importante se fazem as pesquisas envolvendo a estruturação da cadeia produtiva deste combustível. Deste modo, este artigo tem como objetivo definir e contextualizar historicamente, assim como descrever a produção do biodiesel, disponibilizando uma visão geral da cadeia produtiva do biodiesel, seu processo produtivo e fontes para a produção, demonstrando assim que o biodiesel pode ser visto como um apoio para alcance da sustentabilidade, podendo oferecer condições para que se gerem e distribuam energias, abrindo portas para a inovação, gerando novos empregos e melhor distribuição de renda e sendo uma oportunidade para que o homem se reconcilie com o meio ambiente.

Read More →

Autores: Verlaine Lia Costa, João Luiz Kovaleski, Pedro Paulo de Andrade Junior, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos

Palavras-chave: , , ,