Análise econômica e de risco do cultivo de dendê no sul do estado da Bahia

A dendeicultura na Bahia caracteriza-se por ser proveniente de cultivos subespontâneos e apresentar baixa produtividade, sendo necessário um estudo para determinar a competitividade de novos cultivos. Este artigo teve por objetivo analisar a viabilidade econômica do cultivo de dendê no referido Estado, considerando condições de risco. Foram calculados os indicadores econômico-financeiros: Benefício-Custo, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Taxa Interna de Retorno Modificada, além de ter sido realizada análise de risco pelo método de simulação de Monte Carlo. De acordo com os resultados, conclui-se que a implantação de novos projetos é economicamente viável, entretanto, apresenta baixa rentabilidade.

Read More →

Autores: Márcio Balduino Saraiva, Tiago Silveira Gontijo, Elaine Aparecida Fernandes, Aziz Galvão da Silva Júnior

Palavras-chave: , , ,

Análise de viabilidade econômica de um sistema de co-geração de energia elétrica em condições de risco

A disponibilidade de energia elétrica em quantidade adequada e a preço justo é indispensável ao desenvolvimento econômico. Com o processo de privatização do setor elétrico brasileiro, ocorrido em razão da perda da capacidade pública de investimento, houve grandes mudanças no cenário do mercado de energia elétrica. Este trabalho pretende analisar a viabilidade econômica de uma central de co-geração, sob condições de risco, utilizando a técnica da simulação de Monte Carlo. Para se avaliar o potencial de risco do investimento, foram utilizados dois cenários: financiamento integral do investimento com recursos próprios, e outro com financiamento de 50% com recursos de terceiros. A análise mostrou que a realização do investimento tem probabilidades de gerar lucro econômico, sendo mais atraente a alternativa que utiliza proporções iguais entre capital próprio e de terceiros.

Read More →

Autores: Marcelo FodraMaura, Seiko Tsutsui Esperancini

Palavras-chave: , , , ,

Projeto conceitual e análise de viabilidade econômica de unidade de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos – RS

Este trabalho apresenta os resultados de análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. Os indicadores econômicos obtidos foram: TIR- 22%; PAYBACK- 5 anos; IBC- 1,65; VPL R$ 45MI em base a TMA de 15%. Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para auto-suficiência do Estado, bem como servir como contribuição para outras empresas que desejem instalar unidades similares no Brasil.

Read More →

Autores: Ernesto Augusto Garbe, Renato de Mello, Ivan Tomaselli

Palavras-chave: , ,