Editorial – A nova diretoria da SPBE

Em maio de 1991 foi empossada a nova diretoria da SBPE, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no encerramento do seminário, promovido pela SBPE, entitulado “A energia no contexto da retomada do crescimento”. Foram eleitos e empossados, como Presidente da Sociedade o Prof. Sérgio Valdir Bajay, da Área Interdisciplinar de Planejamento de Sistemas Energéticos ­ AIPSE/FEM e do Núcleo de Energia da UNICAMP, como Vice­Presidente o Prof. David Zylbersztajn, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, como Secretário Geral o Prof. Danilo de Souza Dias, do Programa de Planejamento Energético ­ PPE da COPPE/UFRJ, como Tesoureiro o Prof. Sinclair Mallet­Guy Guerra, da AIPSE/FEM/UNICAMP, e como Vogais os Profs. George Gurgel de Oliveira, do Núcleo de Serviços Tecnológicos (Área de Energia) da UFBA, Luiz Augusto Horta Nogueira, do Instituto de Engenharia Mecânica da EFEI, e Maurício Arouca, do PPE/COPPE/UFRJ. Por razões de ordem pessoal, o Prof. Danilo de Souza Dias requereu, no início de 1992, demissão de seu cargo de Secretário Geral da SBPE.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay

A dinâmica do PROÁLCOOL: Acumulação e crise 1975 – 1979

Após seus 15 anos de funcionamento, as análises e os estudos sobre o Programa Nacional do Álcool PROÁLCOOL são em número elevado e procuram analisá­lo em seus diversos aspectos: econômicos, técnicos, tecnológicos, políticos, etc. Algumas delas, procuram realçar as qualidades do Programa, outras, suas principais contradições e críticas. O objetivo deste trabalho é o de contribuir, dentro dos limites especificados abaixo, para uma análise do PROÁLCOOL dentro de uma perspectiva de acumulação de capital. Para tanto, a análise do Programa ao longo do período 1975 ­ 89 será desenvolvida a partir do estudo das suas três principais fases: criação, desenvolvimento e crise, em suas inter­relações com a economia brasileira.

Read More →

Autores: Guilherme de Alburquerque Cavalcanti

Previsão do consumo de petróleo no Brasil por meio de modelos de intensidade de energia

A relação entre a evolução do consumo de petróleo no Brasil e o produto econômico é utilizada neste trabalho como uma técnica de previsão. Pode­se definir a intensidade de energia ­ IE, a nível agregado, como a razão entre o consumo energético total de um setor ou de um determinado energético e o PIB setorial ou total. Esta razão permite uma abordagem da eficácia relativa de um sistema energético, tanto em relação ao tempo, como espacialmente.

Read More →

Autores: André T. Furtado, Saul B. Suslick

Requisitos para a inserção da dimensão ambiental no planejamento da geração hidroelétrica na Amazônia

A importância dos impactos ambientais da produção de energia elétrica vem sendo crescentemente reconhecida no país. A discussão das mudanças no meio a ambiente regional causadas por empreendimentos como, grandes barragens com reservatório, em particular, ` vem mobilizando recentemente a opinião pública nacional e internacional (especialmente sensível à questão amazônica). Há grande polêmica, também, sobre as conseqüências negativas das barragens para a população local: comunidades expulsas pela inundação de suas terras, populações ribeirinhas prejudicadas pelas mudanças do regime do rio a jusante, cidades sem condições de abrigar o grande número de migrantes que acorrem em função da obra, dentre outras. Isto sem falar na eventualidade do projeto afetar a vida de comunidades indígenas, como vem ocorrendo recentemente no Brasil.

Read More →

Autores: Emilio Lèbre La Rovere

Otimização do uso de balanços energéticos ou planejamento energético regional

O balanço energético, em geral, mostra as interrelações entre a oferta, transformação e uso final de energia, constituindo­se, assim, em um instrumento importante para a organização e apresentação de dados indispensáveis para o planejamento energético. No Brasil, o primeiro Balanço Energético Nacional foi instituído, através do Ministério das Minas e Energia ­ MME, em maio de 1976. Nesta primeira versão do Balanço Energético Nacional há o registro do consumo energético de todo o país ao longo dos últimos dez anos, desdobrado ao nível das fontes primárias, e projetado, também, para um horizonte de dez anos.

Read More →

Autores: Sergio Valdir Bajay, Jussara Colombini Barone