Editorial

Variado e instigante como o ano que ora se encerra, assim também é mais este número da Revista Brasileira de Energia (RBE) que a Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) tem o prazer de colocar à disposição de seus associados em particular e de toda a sociedade brasileira em geral.

Read More →

Política Tecnológica Setorial e Planejamento Energético: algumas lições de um estudo comparativo entre a França e Brasil na Indústria do Petróleo

Este artigo faz uma análise comparativa dos sistemas de inovação das indústrias do petróleo brasileira e francesa. Essa comparação contempla diversos planos: a produção ( upstream e downstream ), a formação de recursos humanos, os esforços em P&D e os fornecedores. Paralelamente é realizada uma comparação entre as políticas governamentais dos dois países. Esse estudo mostra que a Petrobrás apresenta um excelente desempenho quando é comparada às duas empresas petroleiras francesas (Elf e Total). Todavia, esses resultados revelam que, em grande medida, a vantagem da empresa brasileira se deve às oportunidades geológicas oferecidas pelo subsolo nacional e a um processo de aprendizagem tecnológico endógeno, baseado sobre uma trajetória tecnológica original. Mas em porte, o sistema brasileiro de inovação é ainda pequeno quando comparado ao de um país líder como a França. Em termos de modelo institucional e de políticas públicas, a França apresenta uma maior pluralidade de instituições que tem uma maior autonomia de ação entre si. Já o sistema de inovação brasileiro está demasiadamente centrado na empresa estatal, o governo sendo incapaz de formular uma política coerente de desenvolvimento para o setor.

Read More →

Autores: André Tosi Furtado

Apropriação de Renda no Sistema Nacional de Gás Natural

O presente trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades de apropriação da renda a ser gerada no sistema nacional de gás natural. O acordo sobre a importação de gás natural assinado entre Bolívia e Brasil, tem ainda pontos pouco esclarecidos a respeito do real ganho de ambas partes na importação do gás natural. Identificar onde estaria o trade­off que equacionaria ambas partes na forma de apropriação da renda, é o objetivo deste artigo

Read More →

Autores: E. M. Turdera, S M. G. Guerra, R. A. de Almeida

Cenários sobre o Impacto da Privatição do Setor Elétrico nas Tarifas: o caso da Escelsa

A política do atual Governo aponta para a privatização, sob forma de venda de ativos do Estado e para a participação privada na expansão do setor, o que pode se dar pela venda de ações das empresas públicas, parcerias para conclusão de obras, estímulo à cogeração por indústrias para venda de excedente à rede. A Lei de Concessões de Serviços Públicos, a Lei 8987 aprovada em 13 de fevereiro de 1995 segue esta linha.

Read More →

Autores: Luiz Pinguelli Rosa, Carlos Augusto Amaral Hoffman

Processo de Aprendizado tecnológico na Periferia: o caso da Petrobrás

Este trabalho analisa os esforços em Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Básica (P,D&E) da Petrobrás para fazer face à Exploração e Produção (E&P) na fronteira das águas profundas. As iniciativas da empresa levaram a criação de uma carteira de projetos conhecida como Programa de Capacitação Tecnológica em Sistemas de Exploração para Águas Profundas ­ Procap. A agenda de pesquisa do Procap permitiu efetuar um salto tecnológico através dos sistemas flutuantes de produção utilizando as plataformas semi­submersíveis. Esta experiência está estreitamente relacionada com o Centro de Pesquisa da companhia­ CENPES. Portanto, meu trabalho investiga estes acontecimentos compreendendo principalmente a atuação deste órgão de P, D&E e o estabelecimento de relações com outras instituições de C&T e empresas para o desenvolvimento do Procap. Por último, avalia­se a capacitação lograda com este programa tecnológico e a mudança observada no comportamento da empresa nacional frente à inovação.

Read More →

Autores: Adriana Gomes de Freitas