Editores

As transformações em curso no setor energético brasileiro têm suscitado a realização de estudos que abrangem desde a viabilidade de uso de fontes alternativas de energia até a descentralização das funções reguladoras das agências nacionais para o âmbito dos estados da Federação

Read More →

Possibilidades do Uso de Fontes Renováveis de Energia em Manaus

Neste trabalho são apresentados os potenciais e as possibilidades de utilização da energia solar, eólica, hidráulica e de biomassa no município de Manaus, AM. A motivação deste trabalho está no fato de Manaus não estar conectada aos sistemas interligados de distribuição de eletricidade, possuir atividades comercial e industrial importantes (Zona Franca), apresentar um crescente consumo de energia, tudo isto dentro da problemática ambiental da Região Amazônica. Constatou­se neste estudo que o potencial eólico local é. desprezível, que o potencial de aproveitamento da energia solar (térmica c fotovoltaica) e de geração de biogás é bastante pequeno, e que o potencial da biomassa madeira é significativo, porém controverso. O maior potencial e a melhor possibilidade de utilização das fontes renováveis de energia em Manaus encontram­se no aproveitamento hidráulico, situado fora da região próxima ao município, que deverá ser abastecido através de longas linhas de transmissão.

Read More →

Autores: Ennio Peres da Silva, Gilberto De Martino Jannuzzi, Ashok Gadgil, Maria Lúcia Leonardi

As Recentes Transformações da Indústria de Gás Natural na Argentina

A Argentina é o terceiro maior produtor de gás natural na América Latina, ficando somente atrás do México e da Venezuela. Em 1995, produziu a média de 74,2 milhões de m 3 por dia, enquanto o total de reservas era de 619 bilhões de m 3 , sendo a maior reserva a de Neuquen. A capacidade de transporte é de 87,2 milhões m 3 /dia. Durante a década de 80, o uso de. gás natural aumentou em relação ao petróleo devido sobretudo às políticas de substituição de energia e aos preços relativos mais baixo do gás natural. Atualmente, a demanda energética do país é satisfeita em 41% por recursos de gás natural. enquanto a participação do petróleo caiu para cerca de 39%. Aproximadamente 45% da população argentina tem acesso ao gás natural. Em 1995, o consumo de gás alcançou 21,9 bilhões de m 3 . A demanda de gás na Argentina, contudo, está sujeita a variações sazonais consideráveis, com picos de demanda para calefação domiciliar no inverno.

Read More →

Autores: Adriano Pires Rodrigues, Danilo de Souza Dias

Alocação da Renda Gasifera: Uma Análise do Gasoduto Brasil-Bolívia

O gás natural (GN) pode tomar­se uma das melhores alternativas às potenciais carências energéticas brasileiras. São inegáveis as vantagens desse combustível quanto a sua utilização. Tanto o bom desempenho tecnológico (eficiência de conversão) quanto a baixa emissão de poluentes, o habilitam fortemente se comparado com outros hidrocarbonetos

Read More →

Autores: E. Mirko V. Turdera, S M. G. Guerra, R. A. de Almeida

Angola: Avaliação e Perspectivas Futuras do Setor de Petróleo

Este trabalho analisa a conjuntura atual e as tendências futuras da exploração e produção de petróleo em Angola. Após a crise de 1973, as companhias transnacionais de petróleo adotaram diversos programas de diversificação da produção em áreas preferencialmente fora do domínio da OPEP sendo que Angola está incluída na estratégia de exploração de novas regiões com enormes potencialidades de hidrocarbonetos. A instabilidade política, porém, não impediu o afluxo ao país de grandes companhias multinacionais como Shell, Texaco, Chevron, Elf, Agip e Petrobrás, transformando Angola no quinto maior produtor africano de petróleo, com uma produção de 740 mil b/d, em 1996. As perspectivas de efetivação dos acordos de paz, a aceleração do ritmo de investimentos e o início da produção em águas profundas, permitem. a elaboração de três cenários prospectivos ­ otimista, intermediário e pessimista ­ da produção angolana de petróleo, tal como apresentado neste estudo, estimando­se atingir níveis de produção em torno de 1,5 milhão de b/d, 1,3 milhão de b/d e 1,1 milhão b/d no ano 2000, respectivamente para cada cenário.

Read More →

Autores: Lino Sobrinho Buamba, Saul B. Suslick