O gás natural e a perspectiva de mercado no estado

O presente trabalho, apresenta um panorama resumido da evolução do setor econômico do estado do Amazonas, segue­se com uma abordagem histórica sobre o gás natural na região, suas vantagens e potencialidades e sua inclusão na matriz energética do Amazonas. Evolui­se demonstrando os custos da geração de energia elétrica na conversão dos diversos combustíveis derivados de petróleo no parque térmico existente e a sua imediata substituição pelo gás natural. Conclui­se com uma discussão sobre a real utilização do gás natural de forma mais eficiente com a utilização de novas tecnologias e os benefícios ambientais associados.

Read More →

Autores: Elizabeth Ferreira Cartaxo, José Tadeu Diniz Alkmin, Vladimir Paixão e Silva, Paulo Felizola de Araújo

A influência do PIE no custo de energia elétrica na cidade de Manaus

Este trabalho apresenta uma avaliação do custo de energia elétrica no sistema elétrico de Manaus decorrente do modelo de expansão da geração do sistema, que desde o ano 1997 está se dando através da contratação de Produtos Independentes de Energia. Além disso, em face da perspectiva da penetração do gás natural na matriz energética do Estado do Amazonas, apresenta­se uma avaliação prospectiva do impacto no custo de geração no sistema elétrico de Manaus, concluindo­ se pelo baixo benefício local uma vez mantido o preço do gás natural que está sendo sinalizado pela Petrobrás.

Read More →

Autores: José Luiz Gonzaga do Nascimento, Rubem Cesar Rodrigues Souza, Atlas Augusto Bacellar

Sistema de gestão ambiental para empresas do setor elétrico da Amazônia ocidental como instrumento de redução de custos

Este trabalho procura avaliar os custos da Companhia Energética do Amazonas – CEAM, para cumprimento da legislação ambiental. A distância e o difícil acesso a certas localidades, contribuíram para que no ano de 2004, somente com coleta de óleo lubrificante usado, fosse gasto mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). São custos administráveis, porém inevitáveis. Foram observados ainda custos relativos ao cumprimento da Lei 9.985/00 que torna obrigatório a aplicação de, no mínimo 0,5%, do total do custo do empreendimento em ações de compensação ambiental. Portanto, o presente trabalho objetiva a proposição de um sistema de gestão ambiental que contemple o gerenciamento financeiro e ambiental, desde a fase de pré­empreendimento até a sua operação comercial, vinculando de forma departamentalizada todos os custos ambientais envolvidos.

Read More →

Autores: Josefran Martins da Silva

Sustentabilidade do programa “Luz Para Todos” no estado do Amazonas

Com uma abordagem interdisciplinar envolvendo os diferentes contextos, meio ambiente, sociedade e economia, o tripé da sustentabilidade, este artigo procura mostrar as inconsistências do Programa “Luz para Todos” no Estado do Amazonas, principalmente na zona rural de baixíssima densidade demográfica. Destaca as diversidades regionais, o clima e as dificuldades de locomoção como obstáculos para o atendimento de metas e toma a localidade de Sobral, no município de Envira, como exemplo, tanto para retratar aqueles obstáculos como para demonstrar a insustentabilidade econômica e ambiental do projeto. A argumentação é enriquecida com mapas, fotografias e tabelas oficiais, elaboradas pela empresa concessionária de energia no Estado, a Companhia Energética do Amazonas – CEAM, procurando demonstrar a incoerência das propostas políticas que não levam em consideração a realidade local e sobrecarregam a empresa com responsabilidades que extrapolam os subsídios técnicos que lhe cabem. Finalmente propõe um olhar diferenciado para o Amazonas que resulte em políticas energéticas planejadas e executadas não só para iluminar a zona rural, mas também para impulsionar programas de geração de renda sustentáveis.

Read More →

Autores: Elizabeth Ferreira Cartaxo, Ilsa Maria H. de Valois Coelho, Vladimir Paixão

Modelo de projeção para o consumo de energia elétrica e óleo diesel no interior do estado do Amazonas

Este trabalho aborda técnicas para provisão do consumo de energia elétrica e o consumo de óleo diesel na geração termoelétrica dos sistemas elétricos isolados. Para tal foi utilizado o modelo SARIMA(p,d,q)(P,D,Q)s para descrever a estrutura dinâmica tanto do consumo total de energia como do consumo de óleo diesel. Os métodos do erro quadrático médio (MSE), do desvio absoluto médio (MAD) e o erro percentual absoluto médio (MAPE) são usados na avaliação da consistência das previsões geradas para o período 2005 a 2008. As previsões obtidas para consumo total de energia elétrica são empregadas para avaliar o comportamento futuro da receita exigida pela concessionária CEAM, enquanto as projeções do consumo do energético óleo diesel são usadas para mensurar o impacto do custo com combustível na receita operacional e no custo médio da geração anual de energia elétrica no período 2005­2008.

Read More →

Autores: João Caldas do Lago Neto, José de Castro Correia, Rosana Cristina Pereira Parente, José Raimundo Gomes Pereira