Aspectos da sustentabilidade no programa nacional de produção e uso do biodiesel (PNPB)

Este artigo tem como objetivo analisar a sustentabilidade ambiental e social do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de sustentabilidade inseridos no contexto do PNPB, bem como da justificativa do PNPB. Em seguida, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio do tratamento estatístico dos dados disponíveis no Sistema de Informações e Movimentação de Produtos (SIMP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que se verificasse a importância do metanol, como insumo estratégico, as matérias-primas utilizadas na fabricação do biodiesel, o desenvolvimento regional, a competição alimentos e biocombustíveis. Na parte de recomendações políticas e estratégicas, após a discussão dos resultados, são apresentadas recomendações necessárias para ajustar o PNPB quanto à redução da dependência externa de metanol, ampliação da participação de outras oleaginosas no programa, bem como a capacitação dos agricultores familiares.

Read More →

Autores: Pietro Adamo Sampaio Mendes, Suzana Borschiver, Luiz Antonio d’Avila, Allan Kardec Barros, Adelaide Maria de Souza Antunes

Palavras-chave: , ,

Bioóleo: Uma alternativa para valorização energética da biomassa

A produção de combustíveis líquidos a partir de biomassa é um dos meios mais eficientes de conversão energética, pois além de promover uma concentração de energia há ainda vantagens econômicas e operacionais devido às suas condições de armazenamento e transporte e vantagens ecológicas por tratar-se de um combustível renovável. Assim a pirólise rápida é alvo de várias pesquisas no mundo para a produção de bioóleos que possam enriquecer a oferta de energia. Contudo o bioóleo apresenta propriedades heterogêneas em função das características da biomassa e das condições dos processos de pirólise. O presente trabalho visa avaliar o estado da arte da produção de bioóleo, suas propriedades e suas principais formas de uso energético.

Read More →

Autores: Thiago Oliveira Rodrigues, Patrick Rousset, Ailton Teixeira do Vale, François Broust

Palavras-chave: , , ,

Energia da biomassa e políticas públicas: Impactos do programa nacional de produção e uso do biodiesel na produção do espaço rural brasileiro

É importante buscar compreender que tipo de espaço rural está sendo produzido a partir do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). O rural marcado pelas desigualdades sociais com forte permanência das velhas formas de exploração do trabalho e verticalidades sociais, ou um espaço rural pautado na inclusão dos agricultores camponeses, com garantia de melhorias das condições de vida para esses trabalhadores? É nessa instigante e ao mesmo tempo preocupante conjuntura que o Programa está sendo formulado e implantado no Brasil. Essas contradições reforçam a necessidade de se construir um aparato teórico conceitual que possa fornecer os subsídios teóricos e metodológicos necessários à ampliação dessa discussão e que possa analisar de forma crítica os impactos da implantação do PNPB na produção do espaço rural brasileiro a luz do trabalho dos camponeses integrados ao processo produtivo. Por fim, concluímos que é importante não deixarmos de perceber que mudanças estruturais estão acontecendo nos últimos anos e que temos que abarcar a dimensão dessas transformações para podermos discutir e propor debates que possam dar conta de compreender as relações sociais à luz das novas articulações entre agricultores campesinos, políticas públicas e o grande capital. Analisar o PNPB traz inevitavelmente esses desafios, pois a base organizacional do Programa está calcada na tentativa de articular relações socioprodutivas entre classes antagônicas que se materializam em relações de poder que, historicamente, nortearam a produção da riqueza e a ocupação da terra no Brasil.

Read More →

Autores: José Antonio Lobo dos Santos, Júlio César Suzuki

Palavras-chave: , , , ,

Análise econômica e de risco do cultivo de dendê no sul do estado da Bahia

A dendeicultura na Bahia caracteriza-se por ser proveniente de cultivos subespontâneos e apresentar baixa produtividade, sendo necessário um estudo para determinar a competitividade de novos cultivos. Este artigo teve por objetivo analisar a viabilidade econômica do cultivo de dendê no referido Estado, considerando condições de risco. Foram calculados os indicadores econômico-financeiros: Benefício-Custo, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Taxa Interna de Retorno Modificada, além de ter sido realizada análise de risco pelo método de simulação de Monte Carlo. De acordo com os resultados, conclui-se que a implantação de novos projetos é economicamente viável, entretanto, apresenta baixa rentabilidade.

Read More →

Autores: Márcio Balduino Saraiva, Tiago Silveira Gontijo, Elaine Aparecida Fernandes, Aziz Galvão da Silva Júnior

Palavras-chave: , , ,