Avaliação de impactos harmônicos na rede elétrica através dos indicadores THD e fator de potência utilizando lógica Fuzzy

Este artigo apresenta uma proposta de análise da qualidade de energia elétrica através do indicador THD (total de distorção harmônica) e do Fator de Potência em sistema trifásico de baixa tensão utilizando um sistema de inferência Fuzzy, tendo como resultado uma nova proposta para avaliação da qualidade de energia.

Read More →

Autores: Benevaldo Pereira Gonçalves, Jorge Almeida Brito Junior, Jandecy Cabral Leite, Carlos Tavares da Costa Junior, Maria Emilia de Lima Tostes

Palavras-chave: , , , ,

Geração de energia e seus impactos socioambientais: o caso da UTE Piratininga – SP

No Brasil a maior parte da geração de energia elétrica vem das hidrelétricas, complementadas pelas termoelétricas que emitem consideráveis quantidades de poluentes para a atmosfera. No entanto, não se pode esquecer a emissão veicular, que nos grandes centros urbanos, tem demonstrado sérias e fortes associações aos problemas de saúde. Neste trabalho, foram estudados os impactos que a geração de energia da UTE Piratininga acarreta sobre o meio ambiente e saúde da população do entorno. Para isso foi analisado o EIA da modernização e ampliação da usina e os dados de saúde relacionados às doenças do aparelho respiratório da população próxima, ocorridos no período de 1998 a 2007. Sobre os dados de qualidade do ar mostrados através do EIA, pode-se afirmar que, baseado em simulações, após a modernização do empreendimento a quantidade de poluentes atmosféricos diminuiria significativamente, com exceção dos compostos orgânicos voláteis. Já com relação aos dados de saúde, é possível verificar que a taxa de óbitos por doenças do aparelho respiratório nos distritos de Cidade Ademar e Pedreira foram maiores que a taxa do crescimento populacional no período analisado. Também foram observadas algumas correlações entre a geração de energia da usina e os casos de inalações nas UBS próximas. Mas cabe destacar que esses fatos também podem ter sido influenciados principalmente pela crescente frota veicular na RMSP. Além disso, baseado no PDE – 2008/2017, constata-se que o investimento em termoelétricas continuará nos próximos 10 anos indicando a possibilidade de problemas futuros relacionados à qualidade do ar e saúde da população, caso nenhuma medida de controle, monitoramento ou fiscalização seja estabelecida e implementada.

Read More →

Autores: Louise Nakagawa, Francisco de Assis Comarú, Federico Bernardino Morante Trigoso

Palavras-chave: , , , ,

Geração de energia elétrica com uso de casca de arroz

O debate sobre os impactos causados pela dependência de combustíveis fósseis contribui para o interesse mundial por soluções sustentáveis no segmento de geração de energia elétrica através de fontes limpas e renováveis. Durante muitos anos discutiram-se as vantagens, desvantagens, importância e dificuldades para a utilização dessa fonte primária renovável para a produção comercial de energia elétrica através da biomassa. Neste cenário podemos destacar como biomassa a casca de arroz, devido a seu enorme volume, pode-se utilizar de maneira sustentável na produção de energia elétrica. Contudo o uso da turbina a vapor na geração de energia elétrica apresenta-se uma alternativa viável para a maioria das indústrias de beneficiamento de arroz, pois pode suprir a demanda total da indústria com o menor custo. Desta maneira, a empresa beneficiadora de arroz dispõe de uma vantagem competitiva, diminuindo os custos de produção através da geração de eletricidade, com a possibilidade de comercializar os créditos de carbono, incrementando a viabilidade econômica do projeto em até 50% e uma redução no tempo do retorno do investimento em até 20%.

Read More →

Autores: Joice Maffioletti, João Mota Neto

Palavras-chave: , ,

Meio ambiente e a utilização de turbinas eólicas

O seguinte artigo trata da utilização de fontes de energia alternativas abordando, em específico, a energia oriunda da cinética dos ventos, a energia eólica. A priori tem-se um enquadramento histórico da utilização dos ventos como força motriz de atividade rural e navegação. Aborda também a grande importância dos investimentos e das políticas governamentais incentivadoras para o desenvolvimento das tecnologias utilizadas tanto no processo de captura, como no processo de armazenamento e distribuição. O foco é mostrar as vantagens e desvantagens ambientais dessa tecnologia comparando-a com a energia nuclear e a hidroelétrica, mostrando seus benefícios como diminuição na emissão de gases causadores do efeito estufa, sem riscos de grandes acidentes ambientais, e aproveitamento simultâneo da área com atividades agropecuárias. Os impactos sonoros, visuais, e sobre a avifauna, foram listados e para eles foram propostas medidas mitigadoras que solucionam esses pequenos problemas, pois pela facilidade que podem ser corrigidos, e em vista dos benefícios trazidos pela energia eólica, as vantagens se sobressaem às desvantagens.

Read More →

Autores: Anderson Adolfo Osório do Sacramento, Joel Carlos Zukowski Junior, Juan Carlos Valdés

Palavras-chave: , , , ,

Novas abordagens para programas de eficiência energética na indústria brasileira

Conforme abordagem moderna, frequentemente utilizada na literatura internacional, é função do governo criar condições favoráveis para a melhoria da eficiência energética na indústria, seja através de políticas, programas ou ações de fomento. O presente artigo tem como objetivo principal descrever os principais programas de fomento à eficiência energética na indústria no Brasil e em outros países, para posteriormente propor uma nova abordagem para a gestão e elaboração de programas de eficiência energética para a indústria brasileira. A criação de uma agência executiva, ligada ao MME e com fortes laços com a Eletrobrás e Petrobrás, poderia administrar com eficácia os vultosos recursos que se precisarão mobilizar para se ter programas de eficiência energética como verdadeiras alternativas complementares aos programas de expansão da oferta de energia no País. A criação de centros de diagnósticos energéticos, juntamente com um programa de eficiência energética para indústria energo-intensiva, com linhas de financiamento e isenções fiscais para equipamentos eficientes, auxiliaria na promoção da eficiência energética na indústria. Estas ações possivelmente teriam rebatimento em outros segmentos industriais, e auxiliariam na viabilização de normas de gestão otimizada de energia na indústria, compatíveis com a ISO 9000 e a ISO 14000, utilizada em países como os EUA e Suécia.

Read More →

Autores: Paulo Henrique de Mello Sant’Ana, Sergio Valdir Bajay