Industrial consumers reaction to unintentional changes of optional electricity tariffs in brazil (2002-2006)

Esse trabalho apresenta uma análise econométrica com microdados obtidos do banco de faturamento da AES-Eletropaulo, Região Metropolitana de São Paulo, para o período 2002 a 2006. Empregando um modelo de regressão multinominal, avaliou-se a reação dos consumidores industriais conectados em alta tensão, entre 2,3 kV e 69kV, às alterações introduzidas no preço relativo da energia de ponta da opção tarifária Verde. Constatou-se que à medida que esse preço relativo era alterado, a probabilidade de migração em busca dessa opção aumentava em detrimento das alternativas Convencional e Azul, mantidas as demais características do consumo sob controle. Embora o regulador tenha alterado a relatividade dos preços de forma não intencional, mostrou-se que os consumidores reagem a estímulos de preços relativos no uso da energia.

Read More →

Autores: Francisco Anuatti Neto (HAUEHAUEHUAEHUAHEUAHEUH), Walter Belluzzo, Alexandre C. Nicolella

Palavras-chave: ,

Processo estruturado de revisão da literatura e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de processos de implementação de eficiência energética

O presente trabalho visa apresentar um processo para selecionar artigos relevantes sobre o tema avaliação de desempenho de processos de implementação de eficiência energética, a fim de compor o cerne de um referencial bibliográfico sobre o tema em questão. O processo possibilitou identificar 13 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa em bases de dados internacional. Além da seleção de artigos, o presente trabalho realiza uma análise bibliométrica desse portfólio e descreve, para o portfólio selecionado, os artigos mais relevantes, os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema.

Read More →

Autores: Sandra Rolim Ensslin, Leonardo Ensslin, Eduardo Kazumi Yamakawa, Marilda da Penha Teixeira Nagaoka, Alexandre Rasi Aoki, Luciano Cavalcante Siebert

Palavras-chave: , , ,

Projeto conceitual e análise de viabilidade econômica de unidade de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos – RS

Este trabalho apresenta os resultados de análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de geração de energia elétrica eólica na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul. Os indicadores econômicos obtidos foram: TIR- 22%; PAYBACK- 5 anos; IBC- 1,65; VPL R$ 45MI em base a TMA de 15%. Tal iniciativa permitirá flexibilizar a matriz energética e colaborar para auto-suficiência do Estado, bem como servir como contribuição para outras empresas que desejem instalar unidades similares no Brasil.

Read More →

Autores: Ernesto Augusto Garbe, Renato de Mello, Ivan Tomaselli

Palavras-chave: , ,

Tendências do preço da electricidade na indústria eólica global para 2050

Este artigo tem o objectivo demonstrar os cenários traçados pelo Global Wind European Council, considerando a capacidade instalada e produção de energia eólica no mundo, consumo energético per capita, as taxas médias de crescimento global do PIB e da população, tomando-se como base a matriz energética global atual. Até 2050, as fontes renováveis de energia serão responsáveis por 56% de toda a demanda global de energia primária. Sua participação na geração de eletricidade será de 80% até lá (GWEC/IEA, 2008). Foi adotado regressão linear como metodologia de projeção de dados analisados. Como resultado será determinado qual o cenário que mais aproxima-se das atuais tendências de mercado face ao custo para o ano 2050, com as respectivas curvas de oferta e procura no mercado global.

Read More →

Autores: Wagner S. Oliveira, Antonio J. Fernandes, Elizabeth T. Pereira

Palavras-chave: ,

Um modelo para projeções para demanda por energia elétrica, 2009-2017 para o setor residencial no Brasil

A estimação da curva de demanda propicia um instrumental que permite a realização de projeções futuras, as quais por sua vez, permitem verificar se a capacidade instalada de energia atende adequadamente a expectativa de demanda por este produto. Pelo conceito de Co-integração, foi estimado o Modelo de Correção de Erro (VEC), utilizado para projetar o consumo para o período de 2009-2017. Através dos resultados alcançados, o consumo de energia por parte do setor residencial se mostra crescente, mas a uma taxa decrescente, sendo influenciado pela maior eficiência do consumo (comportamento por parte do consumidor pós-racionamento e utilização de equipamentos mais eficientes quanto ao uso da energia elétrica).

Read More →

Autores: Gustav Ives Mendes Nicácio Viana, Alexandre Lima Marques Silva

Palavras-chave: , , ,