AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A EMISSÃO DE CO2 POR MEIO DA ALTERAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA DO SETOR DE CIMENTO

O objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de redução da emissão de CO2 por meio da alteração da matriz energética do setor industrial de cimento. Para a medição das emissões de CO2 dos combustíveis utilizados neste setor, foi usado o método Top-Down, proposto pelo IPCC. Além disso, a partir dos dados de consumo mudanças da matriz, para efeito de comparação das emissões. Os resultados deste estudo indicam que se fosse possível utilizar somente um combustível na indústria de cimento, para suprir toda a demanda energética, as emissões de CO2 seriam menores para o gás natural. Apesar deste estudo indicar que o carvão vegetal é o segundo emissor de CO2 do setor, ele pode contribuir para a redução do aquecimento global, assim como outras fontes renováveis, mas desde que seja industrial. Além disso, ressalta-se que outras alternativas podem ser energética, combustíveis derivados de resíduos ou, ainda, captura e armazenagem de carbono.

Read More →

Autores: Flávia C. Camioto, Daisy A. N. Rebelatto

Palavras-chave: , , ,

ANÁLISE ENERGÉTICA DO PROJETO DE UM SISTEMA HÍBRIDO EÓLICO-FOTOVOLTAICO COM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO HIDROGÊNIO E BANCO DE BATERIAS

Este trabalho realiza uma análise conceitual (teórica) da geração de energia elétrica através de um sistema híbrido eólico-solar com armazenamento por banco de baterias ou hidrogênio na cidade de Fortaleza-CE. Este é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), elaborado pelo Laboratório de Hidrogênio (LH2) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), aprovado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e ANEEL. Foi realizado um estudo de caso para um sistema de potência fotovoltaica instalada de 5 kWP, potência instalada eólica de 6 kW e célula a combustível de 5 kW, tendo-se estimada a energia elétrica média diária disponibilizada com armazenamento por banco de baterias de 36,4 kWh (131,0 MJ) e para o sistema de hidrogênio de 22,7 kWh (81,7MJ). Deste modo, pôde-se estimar que aproximadamente 17 famílias poderiam ser atendidas pelo sistema com armazenamento por banco de baterias e 11 famílias com armazenamento pelo sistema de 19 toneladas anuais de CO2 poderiam ser evitadas pela substituição dos bancos geradores a diesel pelo sistema híbrido eólico-fotovoltaico com armazenamento por banco de baterias e 12 toneladas no caso da produção hidrogênio e sua reconversão em energia elétrica.

Read More →

Autores: Maiana Brito de Matos, Ennio Peres da Silva, Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella

Palavras-chave: , ,

ANÁLISE DOS NÍVEIS DE EMISSÕES DE CO2 DO PARQUE GERADOR TERMELÉTRICO DO SISTEMA ELÉTRICO ISOLADO DA CIDADE DE MANAUS (AM) NO PERÍODO DE 2006 A 2012

Uma das consequências provocadas pelo uso da energia é o efeito estufa, que pode ser observado pelo acréscimo contínuo da temperatura média da Terra, em consequência do aumento da concentração atmosférica de alguns gases, tais como o dióxido de carbono (CO2). A queima de combustível fóssil para a geração de energia é uma contribuição para o aumento de emissão de CO2 e de gases que atuam sobre a poluição da atmosfera e efeito estufa. Este artigo apresenta os resultados da análise e quantificação dos níveis de emissões de CO2 provenientes da geração termelétrica em Manaus durante o período de 2006 a 2012, segundo os dados dos agentes do setor elétrico brasileiro e aplicação da metodologia ACM0011, aprovada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Os resultados encontrados indicam um aumento das emissões de CO2, que, em 2012 foi da ordem de 2,2 tCO2 ano/hab, somente com a geração de energia termelétrica na cidade de Manaus, o que representa um índice superior a dez vezes a média brasileira registrada em 2012.

Read More →

Autores: Leonardo Caldas Rocha, Whylker Moreira Frota, Willamy Moreira Frota

Palavras-chave: , , ,

ATIVIDADE ECONÔMICA E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM BASEADA NA PESQUISA INDUSTRIAL ANUAL DO IBGE

O presente trabalho busca assim apresentar uma abordagem metodológica centrada na decomposição da demanda por eletricidade no setor industrial brasileiro, com base em séries mensais de indicadores a partir do início de 2002, que permita inferir sobre o impacto na demanda de energia elétrica decorrente do comportamento do índice de produção industrial em nível de subsetor. Pretende-se provar a hipótese de esse tipo de informação irá agregar mais conhecimento sobre a interrelação entre atividade econômica e demanda por energia elétrica e, desse modo, poder subsidiar os formuladores de política no que tange ao planejamento energético do país.

Read More →

Autores: João Felippe Cury Marinho Mathias, Nivalde José de Castro, Silvio Sales de Oliveira Silva, Roberto Brandão

Palavras-chave: , ,

ESTUDO DAS APLICAÇÕES DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR DENTRO E FORA DAS INDÚSTRIAS SUCROALCOOLEIRAS

Sabe-se que o bagaço de cana-de-açúcar constitui um dos mais significativos resíduos sólidos gerados na agroindústria sucroalcooleira, em virtude da quantidade gerada. A fim de identificar qual o principal destino dado ao bagaço dentro e fora das unidades produtoras de açúcar e etanol foi realizado o presente trabalho. Utilizouse, como metodologia, a consulta direta as indústrias sucroalcooleiras da região de Votuporanga-SP e Ourinhos-SP por meio de formulário e também realizou-se um estudo bibliográfico de trabalhos científicos. Informações relevantes foram trazidas para a possibilidade de redução de custos para as usinas sucroalcooleiras e consequentemente diminuição do impacto ambiental com a transformação de um resíduo em subproduto. Assim as principais formas de utilização do bagaço, discutidas no trabalho, foram: a cogeração de energia, o álcool de segunda geração, o uso das cinzas na construção civil, o uso como substrato para mudas e o uso na dieta animal. Pode-se perceber que existe um grande potencial de trabalhos e pesquisas voltados ao bagaço da cana. Porém o principal destino dado a este importante.

Read More →

Autores: Ana Carolina de Souza, Fernanda Izaias Fugita, Angélica Helena de Sousa, Daniele Cristina dos Santos Bofo

Palavras-chave: , , ,