ANÁLISES ECONÔMICAS, DE SENSIBILIDADE E ELASTICIDADE EM PROJETOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL

O esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, a necessidade de diminuição das emissões de gases de efeito estufa, bem como da produção de energia para o desenvolvimento econômico são os fatores que ocasionam a procura por fontes renováveis de energia. No entanto, nem sempre a implantação destas financeiramente atrativas, sendo a tarifa de venda de energia um parâmetro importante para a análise da viabilidade destes empreendimentos. No presente estudo foram realizadas análises econômicas e de sensibilidade às variações de tarifa de venda de energia em três projetos de fontes renováveis de produção de energia elétrica, no cenário brasileiro, a saber, (siglas em Português): central hidrelétrica (CHE), central eólica (EOL) e central termelétrica movida a biogás (UTE) de estações anaeróbias de tratamento de esgoto. O conceito de elasticidade, amplamente utilizado nas ciências econômicas foi aplicado e relacionado com as potências das usinas estudadas. Os resultados obtidos foram por fim comparados e discutidos.

Read More →

Autores: Ivan Felipe Silva dos Santos (ivanfelipedeice@hotmail.com), Geraldo Lúcio Tiago Filho, Regina Mambeli Barros

Palavras-chave: , , ,

APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO: ESTUDO DE CASO NA ETE SAPUCAÍ

Este estudo tem como objetivo estimar o potencial de geração de energia elétrica a partir do biogás gerado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Sapucaí, em Itajubá, MG. Serão realizadas estimativas de geração do biogás, da energia disponível, bem como a análise da viabilidade econômica de implantação do sistema de aproveitamento energético na ETE.

Read More →

Autores: Laura Dardot Campello

ELETRIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL EM COMUNIDADES KALUNGA DE CAVALCANTE-GO

A pesquisa procurou conhecer a relação entre desenvolvimento e eletrificação rural em duas comunidades quilombolas no município de Cavalcante-GO. O primeiro caso pesquisa os impactos a partir da efetiva instalação de projetos de eletrificação na comunidade de Engenho II pelo programa Luz para Todos em 2004, enquanto o segundo é sobre a expectativa de desenvolvimento da comunidade de Maiadinha com a chegada da energia elétrica. As duas comunidades possuem a mesma origem étnica e valores culturais. Foram avaliados oito componentes relacionados ao desenvolvimento sustentável em cinco dimensões (social, econômica, cultural, ambiental e espacial) a partir do método conhecido como Matriz de Battelle, usado para avaliar impactos ambientais, e que foi adaptado ao contexto da pesquisa. Os resultados indicam que os maiores impactos positivos, para ambas as localidades foram, em ordem decrescente: educação, saúde e renda, enquanto que o principal impacto negativo está relacionado à diminuição do interesse nas atividades culturais tradicionais no Engenho II.

Read More →

Autores: Sandra Milena Vélez Echeverry, Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, Rudi Henri van Els

Palavras-chave: , , ,

MERCADO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO DO ÓLEO DE PALMA

Nos últimos vinte anos, a área mundial plantada com palmeira de dendê mais que dobrou, assim como o consumo mundial do óleo de palma. No entanto, o Brasil que é o país com a maior extensão de áreas aptas à produção desta oleaginosa, possui market share de apenas 0,55% da produção mundial do óleo de palma. Buscando verificar os motivos das restritas áreas nacionais com plantio do dendê, este artigo tem por objetivo analisar a viabilidade econômica do cultivo do dendezeiro, assim como estabelecer relações com os preços do dendê. As metodologias utilizadas são: o Movimento Browniano, os métodos de avaliação do projeto de investimento e a simulação de risco do investimento utilizando o método de Monte Carlo. A partir dos resultados conclui-se que o projeto é economicamente viável, embora apresente baixa rentabilidade.

Read More →

Autores: Tiago Silveira Gontijo, Márcio Balduino Saraiva

Palavras-chave: , ,