FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM HEDÔNICA

O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo econométrico acerca de alguns fatores que influenciam a precificação da energia elétrica no mercado livre brasileiro, à luz da metodologia de preços hedônicos. Mais especificamente, procurou-se valorar os impactos das diversas regiões brasileiras e da quantidade de chuva sobre o preço da eletricidade no âmbito do Ambiente de Contratação Livre (ACL). Foi realizada uma revisão de literatura acerca do funcionamento do Setor Elétrico no Brasil, destacando o papel das últimas reformas do setor e como estas afetaram a forma da comercialização de energia. Destacou-se o surgimento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e do Ambiente de Contratação Livre. A partir desta contextualização, foi possível a análise dos resultados do modelo econométrico, permitindo evidências de que ao aumento de 1% na quantidade de chuva (mm), pode-se observar a redução de 0,13% no preço da energia elétrica (R$/MWh), ceteris paribus. Já com relação as regiões brasileiras, os resultados apontaram maior magnitude, apresentando as reduções de 88% e de 65% no preço da energia elétrica correspondentes às regiões norte e sul, respectivamente, em relação a região classificada como sudeste/centro-oeste (variável de controle).

Read More →

Autores: Mário Malta Campos Dotta e Silva, Lilian Maluf de Lima

Palavras-chave: , ,

O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO À ICTIOFAUNA DO RIO IGUAÇU PELA EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO: O CASO DO SURUBIM DO IGUAÇU (STEINDACHNERIDION MELANODERMATUM)

O artigo tem por objetivo identificar, a partir da ótica da Ecologia da Conservação, o impacto ambiental causado pela construção e operação de grandes reservatórios de usinas hidrelétricas na conservação e livre circulação de peixes, em especial a de uma espécie de Surubim (Steindachneridion melanodermatum) que é encontrado exclusivamente na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, bem como as normas jurídicas existentes que visam regular a situação.

Read More →

Autores: Marcos Brehm, Rafael Ferreira Filippin, Raphael Rolim de Moura

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM REDES INTELIGENTES: CARACTERÍSTICAS, OPORTUNIDADES E BARREIRAS

O armazenamento de energia em sistemas elétricos é uma tendência que se torna cada vez mais viável ao se considerar o advento das redes elétricas inteligentes. Neste sentido, este trabalho faz uma revisão das soluções atualmente disponíveis para o armazenamento de energia elétrica, bem como traça um perfil das principais oportunidades e barreiras para a sua implantação, considerando aplicações, custos e aspectos regulatórios. O trabalho visa fornecer subsídios para a aplicação de técnicas de tomada de decisão.

Read More →

Autores: Yáscara F. F. Costa e Silva, Edson C. Bortoni

UM MODELO PARA ANÁLISE DE IMPACTOS DA INTEGRAÇÃO INTERNA DE MERCADOS REGIONAIS DE ELETRICIDADE NO BRASIL

O artigo desenvolve uma metodologia para análise de cenários de integração dos mercados regionais de eletricidade dentro do Brasil. Para tanto, usa–se um amplo modelo inter-regional de insumo-produto para a economia brasileira com 16 setores e 27 UFs. Dado um cenário de integração, o modelo permite calcular os impactos sobre o consumo total de eletricidade (cte) e decompô-los em fatores estruturais, como intensidade de uso de eletricidade, grau de consumo local e sensibilidade relativa aos coeficientes de uso local versus inter-regionais (fator delta). Um cenário de redistribuição uniforme dos consumos locais de eletricidade para outras regiões é configurado e seus efeitos sobre o cte calculados. A metodologia permitiu identificar dois padrões de setores relevantes impactando positivamente o cte: a) setores eletro-intensivos e b) setores pouco intensivos, mas com fator delta muito negativo. A capacidade de identificar os últimos é uma contribuição relevante da metodologia, que ainda pode ser explorada para diferentes cenários de integração e diversas extensões possíveis do modelo utilizado.

Read More →

Autores: Rogério Silva de Mattos

Palavras-chave:

VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM BARRAGENS DE PERÍMETROS IRRIGADOS

A implantação de perímetros irrigados requer a construção de barragens em cursos d’água para suprir a necessidade hídrica das culturas. Geralmente, estas estruturas são utilizadas apenas para abastecer o sistema de irrigação, sendo seu potencial hidroelétrico desprezado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados. Foi realizado um estudo de base para a barragem de Manoel Novaes que atende o perímetro de Mirorós, na Bahia. Uma Pequena Central Hidrelétrica poderia gerar 29% do consumo e 12% da demanda de energia elétrica do sistema de irrigação do perímetro. O investimento apresentaria os seguintes indicadores de viabilidade: Valor Presente Líquido de R$ 1.425.616,54, Taxa Interna de Retorno igual a 44%, Relação Benefício/Custo de 2,76 e Tempo de Retorno de Capital igual a 5 anos e 8 meses. O estudo realizado para o perímetro irrigado de Mirorós pode servir de referência para análise de outros perímetros, de modo a incentivar o melhor aproveitamento deste tipo de barragem no Brasil.

Read More →

Autores: Marcos Caldeira Ribeiro, Delly Oliveira Filho, Everardo Chartuni Mantovani, José Márcio Costa, José Helvécio Martins, Paulo Marcos de Barros Monteiro, Leandra Altoé

Palavras-chave: , , ,